Big Man Japan

quinta-feira, 23 de abril de 2009


Uau! Não há como não adorar aqueles seres de olhos rasgados do país do Sol Nascente. Japão, I moche you! Quem senão eles debitam anualmente o maior número de OVNIs cinematográficos cá para fora? Exactamente: ninguém. E BIG MAN JAPAN é realmente isso tudo e muito mais: um objecto voador não identificado que nos passa por cima das cabeças e nos deixa completamente à nora. Mas comecemos por parte e não exageremos nos galanteios.

O nosso personagem principal é uma espécie de herói nacional que aos poucos vai perdendo o estatuto de salvador da pátria (ele combate monstros... exactamente...!) porque sejamos tugas, bifes, nuestros hermanos ou japoneses, todos nos acabamos por fartar de seja o que for. Faz parte de ser humano. Mas o que é certo é que o pobre do senhor continua a desempenhar a sua função da melhor maneira que pode.

E é nisto exactamente que reside a maior magia deste filme: alternando longos trechos de cinema documental (longos mesmo), somos assaltados por cenas absolutamente espectaculares de luta entre Kaiju's (designação que os japoneses dão aos seus monstros cinematográficos), como se da coisa mais natural do mundo se tratasse. Digamos que BIG MAN JAPAN pode ser considerado um GODZILLA CONTRA MECHAGODZILLA (ou outro sucedâneo qualquer), visto pertencer à nobre linhagem de Kaiju's tão em voga ainda no Japão. Embora com a ironia muito particular de um olhar do século XXI.

O realizador é um estreante, por incrível que possa parecer, chama-se Hitoshi Matsumoto e, acumulando com o já cansativo trabalho de "mestre de obras", é também o actor principal! A ver vamos qual será o seu seguinte passo e se conseguirá aguentar a pedalada. Enquanto isso, recomendo-vos vivamente este BIG MOVIE!

P.S. Então meninas, andam acanhadas? Toca a escrever para eu me sentir menos sozinho!