Vampirismos

sexta-feira, 17 de abril de 2009



Não, não se preocupem, não vou dedicar uma entrada inteira ao novo fenómeno teen do cinema recente. Não, esta entrada não é sobre teenagers pálidos e esquálidos, com a mania que estão a atravessar a crise da adolescência. Mas é sobre a nova vaga de vampiros no cinema. Sim, mais uma. Se bem se lembram, tanto INTERVIEW WITH A VAMPIRE e BRAM STOKER'S DRACULA já têm uns anitos largos e como isto das modas é mesmo assim, lá vem a altura de levarmos com mais uma dose do mesmo. Mas será que é mesmo a mesma coisa? A ver vamos.

Se me perguntarem para que lado pende o meu coração nestas coisas de monstros do grande écrã, a resposta é muito rápida: lobisomens, vocês são os meus bichos favoritos. Don't ask, ok? Mas o que é certo é que enquanto o Benicio Del Toro não os reinventar no mui aguardado WOLF MAN a estrear este ano, os vampiros estão na berra até o pessoal se fartar. Agora, o que é de surpreender é que esta nova leva de filmes com dentes caninos aguçados à mostra até tem que se lhe diga. Chegam mesmo a fazer o quase impossível: reinventar o género, adicionando novas nuances ao folclore do vampiro. Não acreditam? Então continuem a ler.

Que o TWILIGHT seja um fenónemo, não deixa ponta de dúvida quanto à sua explicação: adaptado de um best-seller direccionado ao mercado teenager, com actores escolhidos a dedo, uma banda sonora apropriadamente medíocre/moderna e uma máquina de promoção brutal por trás de todo este projecto. O que é certo é que quando eu fui ao cinema vê-lo (sim, paguei mesmo dinheiro para vê-lo), a sensação que tive a meio dele foi de que estava a assistir ao nascimento de um fenómeno, tal estavam em sintonia tantos elementos para que tal acontecesse (ver acima as razões).


Agora que um OVNI como o da direita, LET THE RIGHT ONE IN, se torne um sucesso do público e da crítica tendo em conta o tema (vampirismo infantil na Suécia dos anos 80, contado de uma maneira muito lenta e quase desafectada), isso já se torna um objecto de discussão bem mais interessante.

Se ainda não o viram, por favor, comprem o DVD, viajem para onde estiver a ser exibido, roubem, ripem, enfim, o que estiver ao vosso alcance, mas por favor, VEJAM-NO! É de uma beleza e delicadeza estonteante e com uma das melhores bandas sonoras dos últimos anos.

E como não há duas sem três, deixo-vos com uma pérola que ainda não saiu da proverbial ostra: o novo opus de Park Chan-wook (o Sr. OLDBOY), THIRST. A premissa é suficiente para nos fazer crescer água na boca - a história de um padre coreano católico que se submete a uma série de experiências e que acabe por ficar com sede de... sangue, é claro. Como se isso não bastasse, este nosso padreco vai-se apaixonar por uma mulher... casada. Pois. Isto promete mesmo. Na Coreia do Sul ainda não estreou e já está a dar que falar: o primeiro poster foi rejeitado por razões mais ou menos obscenas (eu não vos disse que a Liga da Moral e Bons Costumes ainda andava por aí?) e logo outro foi criado em substituição. Encontram-nos aos dois aqui em baixo:



Interessante, não é? Ai, estas mente captas...

Bem, como de costume deixo-vos com um trailer como despedida e votos de até breve, desta feita do novíssimo THIRST, tá claro! Enjoy.