Belladonna of Sadness

domingo, 10 de maio de 2009


Aqui no Maus da Fita vale mesmo tudo, desde que tenha minimamente a ver com cinema. E não me venham com coisas a dizer que animação não é cinema. Claro que é. Continuam a ser 24 frames por segundo. Às vezes até mais.

O que nos leva a este clássico obscuro de 1973, realizado por Eiichi Yamamoto - BELLADONNA OF SADNESS. Terceira parte de uma trilogia de filmes de animação para adultos a que chamaram de Animerama (anime+drama), foi produzido pela Mushi Pro da lenda do manga que foi Osamu Tezuka. Narra a história de Jeanne d'Arc, embora tratada de uma forma bastante livre (bastante mesmo...), onde bruxarias, violações e outros horrores medievais são retratados de formas altamente gráficas. É só ver o trailer em baixo para se aperceberem do que estou a falar.

O que vale mesmo a pena neste filme e o que o torna verdadeiramente único é o seu aspecto visual. Se gostam de Klimt, Mucha, Aubrey Beardsley, Art Deco, Art Nouveau, aguarelas e vitrais, então este filme é manná para o vosso céu. Parece que estamos a ver pinturas a ganhar vida perante os nossos olhos. É de uma beleza inebriante. São verdadeiras galerias de tableaux em movimento.

É pena que o Ocidente ainda não tenha ouvido falar muito deste filme, porque sinceramente faz muito mais sentido ser mais conhecido e apreciado cá do que no Japão. Tem muito mais a ver com as nossas referências culturais. Embora haja, admito, uma certa lógica ter sido feito lá, visto que tanto Klimt como Beardsley se inspiraram de certa forma na arte japonesa para desenvolverem os seus estilos (o japonismo estava muito em voga na altura), o que de certa forma fecha o círculo de influências de uma forma bastante harmoniosa. O seu a seu dono. E todos sabemos que qualquer arte evolui com a fusão com uma outra, parindo assim uma nova maneira de expressão.

Estéticas e éticas à parte, este é um filme que eu recomendo mais do que vivamente. E já agora, não há nenhuma editora por aí que tenha os tomates de lançar este filme cá pelas nossas bandas? Masters of Cinema, are you listening?