La Noche de Walpurgis

segunda-feira, 25 de maio de 2009


Um clássico do Eurohorror. E antes de mais, um obrigado ao blog Bela Lugosi is Dead por me ter feito lembrar de um filme que eu já queria abordar há algum tempo e que me estava a esquecer.

Quarto filme de uma série de sete sobre o personagem Waldemar Daninsky, encarnado pelo lendário Paul Naschy, a.k.a. Jacinto Molina, este filme é talvez o mais conhecido desses sete. Não é difícil perceber porquê: os efeitos especiais são muito convincentes para um filme daquela época, os actores conseguem evitar ao máximo não meter os pés pelas mãos, a história embora básica torna-se cada vez mais interessante à medida que o filme avança e a banda-sonora bastante atmosférica dá o toque final de estranheza às macabras festividades em decurso.

Ah, e mete lobisomens e vampiras à mistura, o que calha sempre bem nestas andanças. Como vêem, é todo um cocktail com sabor a Espanha que se bebe com muito prazer. Naschy iria fazer muitos mais filmes e alguns bem melhores, mas o que é certo é que este LA NOCHE DE WALPURGIS (também conhecido por WEREWOLF SHADOW, BLOOD MOON ou ainda THE WEREWOLF VS. VAMPIRE WOMAN) é uma pelicula muito especial.

Como eu adoro o cinema espanhol. E como é um prazer descobrir estas pequenas pérolas esquecidas pelo caminho. Uma grande vénia a Paul Naschy que ajudou a colocar Espanha no mapa, no que diz respeito ao cinema de terror. O seu legado é enorme e este grande senhor ainda anda por aí ligado ao cinema, ora como realizador, ora como actor, ora como júri convidado pelos mais prestigiados festivais do género. Como eu já disse anteriormente aqui neste espaço, "longa vida à sua raça"!