Saul Bass

segunda-feira, 18 de maio de 2009


Se fossem um realizador durante os anos 50 e 60 em Hollywood e quisessem dar um toque de sofisticação na promoção do vosso novo filme, normalmente o homem mais procurado era só um: Saul Bass.

Um dos maiores designers gráficos do século XX e uma lenda em Hollywood graças aos seus inventivos e originalíssimos créditos de abertura que criou para grandes clássicos do cinema, continua a ser estudado, imitado e venerado por todos aqueles que se dizem cinéfilos.

Hoje em dia é difícil dissociar o trabalho que fez com grandes mestres como Alfred Hitchcock, Otto Preminger ou Martin Scorsese. Tal é perfeito o casamento entre imagens e música que o mote fica dado logo desde os primeiros minutos do filme. Outra faceta sua também muito conhecida é o de designer de posters de filme. Responsável por alguns dos mais famosos posters da história do cinema, o seu uso de cores primárias e de imagens icónicas resultou em verdadeiras obras-primas do design. Aqui ficam alguns exemplos mais marcantes:















Algo que poderão não saber é que Bass também realizou um filme de ficção científica nos anos 70: chama-se PHASE IV e tem um historial algo conturbado, com cinéfilos a defenderem os seus méritos visuais por um lado e os críticos a menosprezarem os seus dotes de realizador de longas-metragens pelo outro. Eu ainda não o vi, mas julgando pelo trailer em baixo, parece-me bem interessante (tendo em conta que o filme trata de uma ameaça de formigas...).