The Face of Another

terça-feira, 9 de junho de 2009


O ciclo de Cinema da Nova Vaga Japonesa recentemente patrocinado pela Culturgest deu-me vontade de descobrir alguns filmes dessa estimulante época que ainda não tinha visto. THE FACE OF ANOTHER é um desses e ainda bem que me dei ao trabalho de o procurar - é um grande filme, sem dúvida nenhuma.

Realizado por Hiroshi Teshigahara e adaptado de uma obra de Kobo Abe (um famoso escritor japonês que já tinha inclusivé colaborado anteriormente com Teshigahara em dois outros filmes, WOMAN OF THE DUNES e PITFALL, dois grandes sucessos internacionais e vencedores de vários prémios), THE FACE OF ANOTHER é o raro filme que consegue combinar estilísticas visuais avançadas com um tema difícil mas muito interessante, nunca caindo na complacidez nem em existencialismos baratos.

Contando a história de um médico que, depois de ter sofrido um acidente que lhe queimaria gravemente a sua face, decide submeter-se a uma experiência com um seu colega docente onde este último lhe irá dar uma nova face fabricada a partir de um material sintético. Ora o que se segue é toda uma série de questões morais e éticas ligadas ao uso de uma "máscara", que é no fundo isso que ele irá usar, "uma outra face".

E é aqui que o filme se torna interessante, porque no fundo todos nós usamos máscaras no nosso dia-a-dia, no sentido em que encarnamos uma personagem por nós criada intuitivamente ou conscientemente, seja ela superficial (no caso da maquilhagem) ou sub-cutânea. Mais não vos conto, mas deixo-vos uma chamada de atenção para a fabulosa fotografia que o filme exibe em cada fotograma das suas quase 2 horas de duração: enquadramentos refinadíssimos num preto e branco tratado com o maior rigor. É mesmo um prazer visionar esta pequena pérola.