Top 5 filmes: Losers, Geeks e Nerds

terça-feira, 30 de junho de 2009


Todos nós somos um pouquinho, não somos? Uns mais do que outros, vá lá. Mas ninguém bate os americanos nesta especialidade, that's for sure. Aliás, são o único país de origem comum destes 5 magníficos. Deve querer dizer alguma coisa, não? Comecemos então.

5º: Killer Nerd, de Mark Bosko e Wayne Harold

Uma produção Troma, por isso material obrigatório para tudo que é LGN (Loser, Geek e Nerd e não a outra insígnia...). Toby Radloff interpreta o papel principal na perfeição, visto ser o maior nerd de que há memória. Sim, eles existem mesmo e andam por aí. Só que este nerd perdeu as estribeiras e deu em serial killer, daí o título. Teve tanto sucesso que deu origem a uma sequela: BRIDE OF KILLER NERD. Oh, yeah. Já agora, perdoem a má qualidade da imagem acima, mas não se esqueçam que isto é uma produção Troma.

4º: American Splendor, de Shari Berman e Robert Pulcini

Um objecto fascinante. Semi-documentário, semi-ficção, este filme narra a história de Harvey Peckar, personagem real e full-time loser e aqui representado por Paul Giamatti na perfeição. Cansado de uma vida fútil e sem significado, começa a escrever comics com a ajuda de grandes nomes dessa área. E é então que a vida lhe acontece. Misturando imagens reais com desenhos animados inspirados nos comics de Peckar, é um filme que satisfaz pela sua originalidade e humanidade.

3º: Ghost World, de Terry Zwigoff

Oportunidade para ver Scarlett Johansson quando ainda não era considerada a mulher mais sexy do mundo. Sim, é mesmo a moçoila da esquerda na foto acima. Um filme feito por um geek para todos os geeks do universo. E com geeks à mistura. Foi um grande sucesso de vendas aqui há uns anos atrás, a meu ver porque fez com que os geeks se sentissem hip. E não há melhor sensação.

2º: Napoleon Dynamite, de Jared Hess

Este filme podia estar perfeitamente em primeiro lugar, mas não está por razões à frente explicadas. Jared Hess cria aqui um objecto de culto enorme com este filme. Carregadinho de citações clássicas e de situações não menos memoráveis, Napoleon Dynamite surpreende pelo seu humor desafectado e pelos seus personagens excêntricos. Vejam e tornem-se fãs também. É quase impossível isso não acontecer.

1º: Welcome to the Dollhouse, de Todd Solondz

Acreditem quando vos digo em toda a verdade que melhor filme sobre o que é ser um loser não existe. Quem já o viu concordará comigo certamente. Exactamente porque o sentimos tão verdadeiro. Vejam lá o trailer e depois digam lá se não vos deu ganas de o (re)ver?