Ponyo on the Cliff by the Sea

terça-feira, 14 de julho de 2009


Eu hoje voltei a ser criança novamente. Ainda que só por 101 minutos. Mas que de certeza me vai durar para 101 dias. Abençoadas lojas online que me permitiram comprar e posteriormente ver o novíssimo DVD do mais recente filme do grande mestre Miyazaki sem ter que esperar que uma dobragem portuguesa seja feita e ultimamente lançada para as salas de cinema portuguesas.

Que assombro de imaginação. Que arrojo de traço. Que génio de inspiração. Miyazaki prova que anda em estado de graça desde há uma década (outros argumentarão que desde sempre) e apresenta-nos aqui um obra tão rica em detalhes e tão despojada de superficialidades que nos desarma desde os primeiros minutos.

O melhor de tudo é que ele consegue parecer fácil o extremamente difícil: contar uma história que funciona plenamente em dois planos. Tanto as crianças como os adultos tirarão o máximo proveito deste Ponyo, ainda que por motivos completamente diferentes. E fá-lo tão sem esforço que nos desconcerta a todos.

Da história não vos conto quase nada para não estragar nem um bocadinho, mas posso adiantar que aqueles que gostam da água, ou que vivem perto dela irão ser os maiores contemplados. A ver absolutamente.