Sessão Dupla: Youth Without Youth + The Curious Case of Benjamin Button

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009



Duas histórias que se relacionam pela sua inversa natureza. Dois homens que desafiam as leis da natureza e, quais fenómenos científicos, começam a rejuvenescer com o passar do tempo, um desde que nasceu, fazendo assim a viagem até à morte em retrocesso, o outro, a partir do momento em que apanha uma descarga eléctrica provocada por um relâmpago.

Dois filmes recentes que exploram de maneiras originais novas maneiras de contar histórias, um realizado por um velho mestre - Francis Ford Coppola - o outro, por um futuro mestre - David Fincher. Este segundo teve direito a maior exposição mediática, devido às suas estrelas principais, Brad Pitt e Cate Blanchett. No entanto, isso não lhe tira mérito porque o filme é daqueles raros casos de perfeição cinematográfica, onde os efeitos especiais não se notam, de tão avançados são, o que só ajuda à verosimilhança da história e à não-distracção da nossa parte em relação ao enredo devido a qualquer falha técnica.

Mas deixo-vos com o trailer da obra de Coppola, que ainda continua a ser bastante ignorada, menos por aqueles que a viram. Este é daqueles filmes que todos os realizadores gostariam de fazer na sua idade madura. Coppola serve-se do material de apoio literário para desenvolver os seus próprios temas de eleição (como são o renascimento, o kharma e a alma-gêmea, já explorados em BRAM STOKER'S DRACULA), e tece um enredo com filamentos de ouro e com mestria suficiente para nos manter hipnotizados durante a sua duração. Especial destaque vai também para a sua Banda-sonora, que ajuda e muito ao ambiente feérico de que a história se alimenta. No fim deste dois filmes, fica a pergunta: o que fariamos nós se, ao invés de envelhecermos, ficássemos cada dia mais novos?