Top 5 filmes: Apocalypse Now!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


Ora então muito bem, vamos lá ver as coisas por partes: esta lista não é sobre aquele tipo de filmes onde um cataclismo de magnitude planetária (vulgo fim-do-mundo e afins) ocorre e toda a gente se põe a correr feitas lebres espantadas com a tola esperança de sobreviver. Não. Este Top é sobre o que acontece "depois" do Apocalipse (haverá mesmo um "depois"? Também não quero estar lá para saber...). Chamemos-lhes então "pós-apocalípticos". Comecemos.

5º ex-aequo: Cherry 2000 de Steve De Jarnatt e Tank Girl de Rachel Talalay


E começamos bem. Dois "guilty pleasures" dos anos 80 e 90, respectivamente. E só por aqui já podem ver que esta lista não é para levarem muito a sério, porque a única coisa que este dois filmes têm em comum além do facto de serem "pós-apocalípticos" (esta palavra enche mesmo a boca), é de serem muito divertidos "in a cheesy kinda way". Melanie Griffith (na foto de cima com a arma na mão) considera-o o seu pior filme. Discordo plenamente. Ela já fez bem piores.

4º: The Bed Sitting Room de Richard Lester

Do mesmo realizador dos filmes dos Beatles - HARD DAY'S NIGHT e HELP! - chega-nos uma surreal comédia com toques de excentricidade genuinamente britânicos. É hoje em dia considerado um filme de culto (leia-se "filme com qualidade mas que fracassou na bilheteira") e está a ser redescoberto por toda uma geração de cinéfilos graças aos esforços do BFI com a sua nova linha de DVDs dedicada a dar nova vida a filmes ingleses obscuros (já aqui referida alguns posts atrás acerca do filme LONDON IN THE RAW). Prima sobretudo por um sentido "nonsense" galopante e por um elenco de luxo. A redescobrir urgentemente.

3º: Planet of the Apes de Franklin J. Schaffner

Era quase impossível não incluir este clássico nesta lista. A inversão de papéis e valores e o seu final verdadeiramente inesquecível fazem dele uma referência não só da história do cinema como da cultura Pop.

2º: 28 Weeks Later de Juan Carlos Fresnadillo

E que comece o debate. Porquê esta sequela e não o original, que muitos consideram não só um dos melhores filmes de zombies de sempre, como também o responsável por ter revitalizado o género (se bem que é um pouco paradoxal falarmos em "morte" dos filmes de zombies; é que eles não morrem, se bem se lembram)? Pois eu considero não só este filme superior ao primeiro ("Sacrilégio!", gritam as mobes), como emocionalmente mais denso, devido às dinâmicas familiares em jogo no enredo. E sou eu que estou a fazer este Top, não vocês. Pronto.

1º: The Road de John Hillcoat

Por esta é que não esperavam, pois não? Pois é, vi este filme esta semana no cinema e marcou-me muito. Deprimente à brava, mas tão bem feito! Desde a cinematografia exemplar de Javier Aguirresarrobe, à funerária música de Nick Cave, ao trabalho excepcional por parte dos actores (Viggo Mortensen, faço-lhe aqui uma vénia, o Sr. portou-se muito bem), aos cenários e paisagens de um desolador realismo, ao claustrofóbico ar que se respira durante toda a sua duração, temos aqui um clássico contemporâneo entre mãos. É um pós-apocalipse completamente palpável e aterrador (a razão do cataclismo nunca é explicada e ainda bem) que leva pai e filho a percorrer milhas e milhas de estradas em busca, sempre em busca. Fiquem com o trailer e até já que eu volto num instante (já tou a ficar deprimido só de pensar neste filme...).