Trailer Trash: London In The Raw

domingo, 7 de fevereiro de 2010


Eu sempre disse que todo o cinema tem valor. Até aquele que normalmente não é discutido em certos círculos cinéfilos considerados mais "ilustres", per se. Sim, estou a falar daqueles cinéfilos que acham que o cinema de autor é o alfa e o beta da 7ª arte. E sim, estou também a falar de todos aqueles filmes de baixo orçamento e com motivos bem menos "nobres" de entretenimento. Porque todo o cinema é de entretenimento, quer seja para suscitar altas reflexões filosóficas entre alunos de um qualquer corredor de uma qualquer universidade, quer seja para vender pipocas e refrigerantes manhosos. Todo o cinema tem um fim comercial. Todo.

Mas isto tudo para dizer o quê: que agradeço e muito ao BFI (British Film Institute, uma editora de home video inglesa que está quase a um nível de qualidade estabelecida pela compatriota Criterion Collection nos States) por estar a lançar para o mercado verdadeiras pérolas esquecidas (em edições DVD notáveis, diga-se), mas não menos válidas, provando assim o que acabo de dizer no parágrafo acima.

Hoje, trago-vos um documentário sensacionalista sobre a vida nocturna de Londres no início dos anos 60 de nome LONDON IN THE RAW. Produzido no auge do documentário Mondo, temos aqui uma rara oportunidade para vermos o que era considerado escandaloso para a data. Com o bónus de ter sido exemplarmente filmado. É claro que o considero altamente recomendável.