The Joker: Próximos filmes de famosos estilistas a estrearem brevemente

quarta-feira, 17 de março de 2010


Toda a gente sabe que o Cinema, tal como a Moda, segue tendências. No ano passado foram os vampiros, este ano é o 3-D. E toda a gente sabe que, na Moda, tudo aquilo que os grandes criadores lançam para as passerelles é sucessivamente copiado por tudo que é estilista, designer e costureiro por esse mundo fora. Por isso, não é novidade nenhuma que nos próximos tempos haja uma quantidade generosa de filmes a estrearem realizados pelo nomes mais importantes da Fashion Industry, em virtude do enorme sucesso que o filme de Tom Ford - A SINGLE MAN - está a obter por tudo que é festival, cerimónia de prémios e sala de cinema. Fiquem então com um pequeno apanhado dos projectos dos nomes mais sonantes da Moda.


Se pensam que Valentino se aposentou do mundo da Moda porque já estava a ficar velho e cansado, então enganam-se redondamente. Não. Este senhor está precisamente a meio da rodagem de um filme de 7 horas sobre a famosa Rainha do Egipto Nefertiti. Quando indagado sobre a razão de tal épica aventura, ele respondeu que nunca mais se esqueceu da primeira vez que viu um outro épico sobre uma outra rainha do Egipto no cinema: CLEOPATRA, com Elizabeth Taylor. Tenho que dizer que compreendo-o perfeitamente.


Karl Lagerfeld, sempre fiel ao seu espírito iconoclasta, prepara-se para filmar um filme punk-rock com influências do teatro Kabuki. Na Polónia. Nem mais. Chama-se provisoriamente "Varsóvia Hara-kiri". Mal posso esperar.


Jean-Paul Gaultier, o enfant-terrible da moda, está na fase inicial de uma nova adaptação ao cinema do filme que lançou Jane Fonda: BARBARELLA. Com Fonda a amadrinhar todo este projecto! Isto para provar ao mundo (e a Luc Besson) que ele é um cineasta de primeira-água. Sim, porque no Imdb pode estar lá que foi Besson que realizou o 5º Elemento, mas todos nós sabemos que aquele filme é do Gaultier.


Já o designer japonês Kenzo tem em vista realizar um filme nas favelas do Rio de Janeiro com uma história baseada no Código do Guerreiro, também conhecido como Bushido. Com muitas jardineiras estilizadas à mistura. E aquários com peixes dourados.


Vivienne Westwood, desde que se virou para o partido conservador dos Tories, está a tornar-se cada vez mais o modelo de virtude frugal britânico. Apropriadamente, prefere o pequeno ecrã ao grande e, de momento, está a reunir fundos monetários para fazer uma mini-série de 6 episódios em parceria com a BBC sobre os prazeres da jardinagem. O que muito boa gente não sabe é que ela se vai aproveitar desse projecto para promover a sua nova colecção de gnomos de jardim. Com direito a tendências Primavera/Verão e Outono/Inverno e tudo. Sim, porque jardim que se preze tem direito a gnomo fashion. Westwood, se pensas que nos enganas...


Se os prezados leitores forem um pouquinho como eu, então adoram teorias de conspiração. E aqui vai uma potente: consta-se que Alexander McQueen, na altura da sua prematura "morte", se encontrava a realizar um documentário sobre os bastidores da rodagem do próximo filme de Valentino, o tal sobre a Rainha Nefertiti. Mas o que é que isso tem de importante e de suspeito, perguntam vocês? Eu explico. É que ele iria com esse documentário provar que todo o guarda-roupa do tal previsto épico de 7 horas teria sido desenhado pelo já falecido Yves Saint-Laurent. Oh, yeah. E não só isso. Valentino teria também supostamente roubado a ideia todinha a Saint-Laurent, guião e tudo e iria ficar com todos os créditos desta magna produção. É claro que McQueen tinha que ser "silenciado". E mais não digo, com medo de represálias.