Os Vencidos pela Lei de Jarmusch

segunda-feira, 29 de março de 2010


A partir do momento em que Bob (Roberto Benigni) desenha uma janela na cela que partilha com Zack (Tom Waits) e Jack (John Lurie), em Nova Orleães, deixamos de saber se o que se passa para além dela é verdade ou se é puro devaneio da personagem.

As primeiras cenas da terceira longa-metragem de Jim Jarmusch - Down by Law - apresentam os típicos subúrbios de uma cidade soturna, que faz antever uma realidade citadina em que as personagens se inserem. Zack, um DJ desempregado, Jack, um proxeneta deprimido, e Bob, um italiano excêntrico e optimista, acabam por se conhecer no espaço restrito e fechado da cadeia. Obrigados a dividir espaço, é com alguma dificuldade que travam diálogo. Apenas o eterno sonhador Bob, uma espécie de D. Quixote moderno, consegue animar os companheiros de cela. Idealiza, assim, uma fuga que será consumada (será mesmo?) na segunda parte do filme. Aí conhece Nicoletta, que lhes cede refúgio e a Bob amor.


A direcção de fotografia de Robby Muller, conhecido pelas suas parcerias com Wim Wenders, é excepcional, assim como a música de Tom Waits, que se coaduna perfeitamente com a temática do filme.

Down By Law (1986) tornou-se um clássico, ao retratar aqueles que vivem nos limites da sociedade, bem longe dos ideais do sonho americano.