Bollywood para as Massas - Top 5

quinta-feira, 15 de abril de 2010


Como correspondente Bollywood dos Maus da Fita, decidi criar este pequeníssimo top de filmes indianos actuais para servir de aperitivo a algum leitor que queira explorar o cinema indiano e não saiba por onde começar.

Os filmes desta lista são representativos do cinema indiano contemporâneo, a lista dos clássicos fica para a próxima. Todos - ou praticamente todos - são fáceis de encontrar em lojas de rua, lojas online e nas good ol' torrents. Mantenham uma mente aberta e divirtam-se!

Aviso - ficaram milhares (literalmente) de filmes bons fora desta lista.

Lagaan 



Este filme já foi visto por muitos portugueses e é o verdadeiro filme-assinatura de Aamir Khan, actor e produtor da película.
Numa Índia ainda sob o domínio de Inglaterra, um camponês pobre revolta-se contra os opressores ingleses e une toda a sua aldeia num torneio de criquete épico. A treinadora da equipa é a irmã do vilão inglês, que se apaixona pelo camponês e pela causa indiana.
Lindo, rural e fundamental, assim é Lagaan.


Chameli



Um filme que prova que a nata de Bollywood também faz cinema alternativo, Chameli tem praticamente um só cenário, e duas personagens: uma prostituta com uma história triste e um viúvo desiludido com a vida.
Os actores principais são Kareena Kapoor, a babe por excelência, e Rahul Bose, herói do cinema independente e que foi recentemente protagonista do primeiro beijo gay de sempre no cinema indiano.


Dil Se




Esta incursão por Bollywood de um aclamado realizador tamil foi um dos filmes indianos com mais sucesso no circuito de distribuição ocidental.
A temática é o terrorismo, aqui sob a forma de uma enigmática e traumatizada combatente separatista. Um jornalista apaixona-se por ela e tenta aproximar-se, mas o seu destino já está decidido.
O legítimo rei de Bollywood, Shah Rukh Khan, mostra que não tem medo de nenhum assunto.


Kuch Kuch Hota Hai




Aquilo que muitos consideram lugares-comuns de Bollywood resultam aqui na perfeição. Amores não correspondidos, desencontros entre amigos e a morte de pessoas que amamos, tudo conjugado com divertidas cenas de song-and-dance, bastante humor e emoções ao rubro. E claro, o rei Shah Rukh e a rainha Kajol.
Simples e previsível, mas no entanto brilhante.


Devdas




O filme que alguns veneram e outros detestam, Devdas é Bollywood no seu melhor.
É um festim visual e emocional com algumas das mais fantásticas cenas musicadas já vistas (ou imaginadas) e com diálogos pensados ao pormenor e saídos directamente do período Romântico. É disto que os sonhos são feitos.
Com Aishwarya Rai, Madhuri Dixit e Shah Rukh Khan.