Phantom of the Paradise

sexta-feira, 2 de abril de 2010


Vi este filme pela primeira vez há cerca de dez anos, no extinto TeleCine 2, de manhã. O meu estado de sonolência e a esquisitice do filme fizeram com que aquela mistura espectáculo-musical/glam-rock/pacto-com-o-diabo ficasse bem conservada no meu imaginário.
Passados uns quantos meses tive um sonho com a mesma atmosfera do filme que, acredito piamente nisto, se algum dia me dedicar seriamente à BD com histórias minhas, a história deste sonho é a que tem mais pés para andar. Na altura criei umas 20 personagens e recordo com pormenor os cenários. Isto para dizer que Phantom of the Paradise é daqueles filmes que continuam para lá do filme, um verdadeiro estímulo à criatividade.
As músicas do filme são deliciosas e todas escritas por Paul Williams, que interpreta o vilão Swan (o que fez o pacto com o diabo, ao estilo Dorian Grey). As músicas estão todas no trailer que aqui ponho, depois de visto fica explicado porque não estou a falar nada da história - como quase todos os trailers antigos este revela tudo que há para saber do filme, incluindo o final.




Mantendo o espírito musical, há pelo menos dois vídeos inspirados neste filme. Um é de duas moças canadianas chamadas Tegan and Sara e a música chama-se I Hear Noises. O vídeo parece não existir no ciberespaço, o que me dá algum conforto, dado que não gosto da música e assim só me sobra o outro, do Bob Sinclar (ver abaixo).
Algumas trivialidades interessantes: quando questionado acerca do filme que gostaria que tivesse sido obra sua, o mais-que-espectacular Guillermo Del Toro disse que seria o Phantom of the Paradise; Há um evento chamado Phantompalooza, que parece só ter tido duas edições, a última em 2006; O título Phantom of the Paradise aparece duas vezes no IMDb, uma com com data 1974 e outra com data 2010, com Status de In Development; o realizador Brian De Palma é o maior.