Pergunta: O que é o Naked Bunyip? Resposta: uma figura mítica australiana, tipo Yeti, que se pergunta porque é nú. Perceberam? Eu também não, mas bizarramente tornou-se o símbolo perfeito para denominar este lendário e seminal documentário made in Australia sobre a sexualidade que se vivia na altura da revolução sexual dos anos 60. E foi também o responsável indirecto pelo renascer do cinema australiano e pelos fabulosos filmes que foram feitos na década seguinte.
Se há documentários que me prendem ao sofá são estes, baseados em temas da sempre polémica área da sexualidade humana. E THE NAKED BUNYIP não foge à regra. É engraçado notar que, passados que estão 40 anos desde que foi lançado nos cinemas, muitos dos assuntos do dia ainda continuam actuais (os problemas da inserção na sociedade da comunidade LGBT), enquanto que outros passaram felizmente à história (a misoginia latente em algumas mulheres deu entretanto lugar à sua justa emancipação). Pelo meio, temos a lenda que é Barry Humphries a brincar com estas e outras questões usando o seu alter-ego, Dame Edna. Resposta de Dame Edna à pergunta se usa a pílula: "Não uso, porque não sou católica!".
Parte documentário, parte mockumentary, parte tratado sexual importantíssimo, THE NAKED BUNYIP consegue tocar em muitos assuntos que ainda hoje são considerados um pouco tabu e ao fazê-lo, provoca uma reviravolta na engrenagem da censura da altura que ainda hoje se faz sentir, porque a "obriga" a reconsiderar o que é aceitável aos olhos do grande público. Pode-se, por isso, dizer que este filme é o responsável por todas as maluqueiras que fizeram a história do cinema de Exploitation na Austrália dos anos 70. E olhem que não foram poucas! Fiquem atentos aos próximos posts e acompanhem-me enquanto eu me lanço na aventura dessa excitante filmografia!
Você está em: Home » Documentário » Oceânia » Trailer »The Naked Bunyip
The Naked Bunyip
sábado, 22 de maio de 2010
Etiquetas:
Documentário
,
Oceânia
,
Trailer
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Comente