Top 5 filmes: Incesto no Cinema

quinta-feira, 27 de maio de 2010


O tabu dos tabus. Toca a expô-lo à luz do dia, sem medos? Avancem por conta própria.

5º ex-aequo: Oldboy de Park Chan-wook e Twin Peaks: Fire Walk With Me de David Lynch

E começamos valentemente com dois enormes spoilers. Para quem não viu estes dois filmes, pois é, já não vão a tempo de evitar saber porque é que o senhor da esquerda se mata ou quem é que afinal matou Laura Palmer. Irmão com irmã e pai com filha, respectivamente. E não me venham cá com expressões de repulsa ou nojo. Estes filmes são excelentes, ok? Mas passemos para o verdadeiro berço do incesto: o velho continente.


4º: Le Souffle au Coeur de Louis Malle

E quem melhor do que a burguesia europeia sabe mais acerca destas coisas? Um aviso: daqui para a frente a tendência é exclusivamente edipiana, ok? E nesta incursão de Malle, a coisa até é tratada com alguma ternura. Já se sabe, burgueses em férias, é no que dá.


3º: La Luna de Bernardo Bertolucci

Uma mãe recentemente viúva cantora de ópera e um filho adolescente orfão de pai e toxicodependente. Os dados estão lançados para um filme que se adivinha potente. E é-o. Com imagens inesquecíveis de Vittorio Storaro, este La Luna continua com as preocupações freudianas de Bertolucci e leva-as ao seu extremo. As roupas aqui não caem. O que também acontece no próximo filme.


Savage Grace de Tom Kalin

Julianne Moore prova mais uma vez com este filme que é a actriz mainstream com mais cojones do momento. E fá-lo com o abandono próprio de uma grande actriz. E com a compostura de uma grande senhora. Baseado em factos reais, Savage Grace é um filme a descobrir urgentemente, com actuações brilhantes dos actores principais, uma fotografia deslumbrante e um argumento acutilante, para rimar. Ah!, e é em cima do sofá que tudo acontece.


1º: Edipo Re de Pier Paolo Pasolini

Humm... Dah! Que outro poderia estar em primeiro lugar?!