Exam

quinta-feira, 17 de junho de 2010


Já não me lembro porque razão, mas a capa deste filme chamou-me a atenção. E quem diz que não devemos julgar um filme pela capa? (Era um livro? Deixem isso para lá...)

Sempre gostei de filmes em ambientes claustrofóbicos. Este não foge à regra.

Numa sala sem janelas de aspecto futurista, oito candidatos juntam-se para realizarem um exame final num recrutamento de emprego de uma poderosa e misteriosa companhia farmacêutica. São-lhes dadas apenas 3 regras:
- não podem tentar comunicar com quem está do outro lado das câmaras ou com o guarda armado à porta;
- não estragar a folha do exame;
- não sair da sala por qualquer razão.
O incumprimento de qualquer destas regras leva à desqualificação. Têm 80 minutos para responder à única pergunta que lhes é colocada. Tudo bem até o examinador colocar o cronómetro a funcionar, sair da sala e todos descobrirem que a folha está em branco.

O desespero de quererem vencer leva-os a medidas desesperadas, tentado por tudo descobrir a questão escondida no papel. Será visível com luz ultra-violeta? Infra-vermelhos? Com líquidos?

À medida que o tempo aperta e as verdades sobre uns e outros se começam a descobrir, mais medidas desesperadas começam a ser tomadas.

É um thriller tenso, misterioso e com uma atmosfera muito boa. Longe e muito melhor do que seria esperado de uma produção de baixo orçamento.