Livro da semana: Stanley Kubrick's Napoleon, The Greatest Movie Never Made

quinta-feira, 10 de junho de 2010



Este livro da Taschen custava 1.000 Euros. Mil. Um e três zeros. E digo custava porque já esgotou. Claro. Compila em forma de 10 livros individuais que encaixam num outro maior, como se de um segredo se tratasse, a saga que Kubrick não conseguiu levar até ao fim - a de filmar a história de Napoleão. O lendário realizador juntou ao longo da sua vida milhares de fotos, imagens, ilustrações, documentos, enfim, qualquer coisa que estivesse relacionada com essa famosíssima figura histórica.

O trabalho hercúleo de organizar toda essa informação e de apresentá-la de maneira original (como é tradição na editora alemã), foi levado a cabo de maneira igualmente majestosa como poderão ver neste video. Se justifica ou não os mil euros, isso já é outra história.

Os filmes que ficam na gaveta sempre me fascinaram, principalmente os dos grandes realizadores. Fellini tinha o seu IL VIAGGIO DE GUIDO MASTORNA, que também ficou pelo caminho, Hitchcock ficou a meio do seu KALEIDOSCOPE, Orson Welles de THE OTHER SIDE OF THE WIND e Henri-Georges Clouzot do seu L' ENFER (já aqui referido anteriormente). Às vezes dá-me vontade de viver num universo alternativo onde estes filmes não só são reais como também os seus magnum-opus. Só para ter mesmo oportunidade de vê-los.