Top 5 filmes: Drogas no Cinema

domingo, 13 de junho de 2010


Cada um tem os seus vícios, as suas dependências, as suas drogas. A minha é o Cinema. Quem me conhece, sabe-o bem. E na 7ª Arte não faltam exemplos de filmes que lidam com histórias de dependências, sejam elas reais ou imaginárias. Hoje decidi concentrar-me em 5 que andam à volta daquelas tóxicas, com melhores ou piores resultados. Sejam vocês os júris. E comecemos, como já é da praxe, pelo quinto lugar.

5º: Reefer Madness de Louis J. Gasnier


Esta curiosidade de 1936 é hoje um clássico da geração "ganza" dos anos 60, visto que fez furor em sessões cineclubistas das faculdades norte-americanas da época ao ser resgatado do purgatório do esquecimento. A sua maior piada é que o seu teor moralista é tal, que chega a culpar a marijuana de histeria, loucura, esquizofrenia e tendências homicido-suicidas. Até o chavão da cena de tribunal não foi descurado. É claro que os seus espectadores gozavam com tudo isto, enquanto iam enrolando as suas mortalhas. Um clássico, sim senhor. For all the wrong reasons.


4º: Haré Raama Haré Krishna de Dev Anand


E falando na geração "ganza": que tal um filme Bollywood sobre o tópico, hein? Pois é mesmo isso que este filme é. Com canções à mistura e tudo, como não podia deixar de ser. Contando com a participação nos extras de verdadeiros exemplares de comunidades hippies, Haré Raama Haré Krishna é hoje um clássico do kitsch, mais uma vez pelas razões erradas. Moralista até ao tutano, deixa bem claro ao espectador que com drogas não se brinca e que o Homem Branco é E-VIL!


3º: Altered States de Ken Russell


Com Ken Russell atrás das câmaras, não se poderia esperar outra coisa senão um delírio visual. E este filme tem cenas completamente delirantes e febris. William Hurt farta-se de tomar drogas numa viagem que faz a um país da América do Sul (não me perguntem o nome, porque já faz um tempo que não vejo este filme...), tudo para bem da investigação científica que está a fazer. Claro. Chegado aos States, tranca-se num tanque de isolamento e tenta compreender o Universo. Com a ajuda de mais drogas. Claro. Resultado: transforma-se num símio. I kid you not.


2º: The Trip de Roger Corman


O filme sobre o LSD. Corman chegou mesmo a tomá-lo para melhor entender o que se sentia quando se experienciava o famoso ácido que tanta moda ganhou à custa dos Beatles. Peter Fonda é o protagonista deste underground classic e nele podemos vê-lo a tentar encontrar não Deus numa flor, ou num grão de areia, mas sim numa máquina de lavar roupa. Por exemplo. Cleanliness is next to godliness, já dizia o ditado. A piada deste THE TRIP são as sequências a meio que tentam mostrar visualmente o psicadelismo da coisa.


1º: Christiane F. - Wir Kinder vom Bahnhof Zoo de Uli Edel


Desculpem lá terminar este Top (que até estava a ser engraçado) de maneira tão deprimente, mas para mim não há filme mais realista e ainda tão actual sobre o que é ser toxicodependente como este. É completamente fundamental para a formação de um adolescente ver este filme ou ler o livro que o deu origem. Até devia ser obrigatório passá-lo nas aulas. E se pensavam que o primeiro lugar deveria pertencer ao TRAINSPOTTING ou algo do género, enganam-se. Este filme é o real deal (desculpem lá tanto anglo-saxismo, se é que isso existe, mas hoje apetece-me, ok?). E depois, tem o David Bowie, na sua fase de Berlin. Como é que isto não poderia estar no topo?!