The Virgin and the Monster

terça-feira, 6 de julho de 2010



Confesso que não sei muita coisa acerca deste PANNA A NETVOR, ou THE VIRGIN AND THE MONSTER como ficou conhecido internacionalmente, além do facto de ter sido produzido na antiga Checoslováquia e de ser uma adaptação livre do clássico infantil A Bela e o Monstro. O Imdb entretanto diz-me que foi realizado por um tal de Juraj Herz, que eu confesso também ser-me completamente desconhecido, e muito pouco mais.

Agora o que eu sei é uma coisa: este filme é de visão obrigatória não só para todos os amantes do fantástico, como também para todo o cinéfilo que se preze. Eu não sei o que se passa com aqueles países da Europa de Leste, mas o que é certo é que eles possuem um imaginário simplesmente único e as imagens por eles criadas parecem saidinhas de um qualquer livro infantil luxuosamente ilustrado como só eles conseguem. Fidelíssimos ao verdadeiro legado de um Andersen ou de um Grimm, este sumptuoso filme apela não só aos nossos sentidos pela riqueza das imagens, mas também ao nosso inconsciente colectivo, na medida em que nos identificamos com pormenores e situações a um nível cognitivo muito imediato.

Mas deixemo-nos de palavras e passemos às imagens, porque são elas que contam. E pasmem.