Os filmes que eu quero ver - Zibahkhana (aka Hell's Ground)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010


Os EUA têm Hollywood (fogo, que até me custa a escrever), a Índia tem Bollywood (derivado de Bombay, antigo nome de Mumbai) e o Paquistão tem Lollywood - mistura entre Lahore (meca do cinema Urdu) e o já habitual sufixo "-lywood".

Lamentavelmente, a Índia e o Paquistão não têm sido os melhores amigos possíveis e como tal o cinema indiano tem sofrido muitas restrições quanto à sua exibição no Paquistão. Bollywood, só de candonga.
Do mesmo modo, o cinema paquistanês também não tem muita saída cá fora.

Na linha da frente da promoção do cinema indiano obscuro e do cinema paquistanês quase esquecido está a editora Mondo Macabro e os seus comparsas habituais, os irmãos que gerem a cadeia de gelados paquistanesa The Hot Spot (e o seu congénere online, o valioso site The Hot Spot Online, o maior e melhor arquivo disponível de vídeos e imagens vintage do sudeste asiático).

Pois é das mãos de um desses irmãos, Omar Ali Khan, que nos chega o promissor Zibahkhana (Hell's Ground), anunciado como o primeiro filme gore do Paquistão.
Estreado em 2007, este filme tem os ingredientes indispensáveis a qualquer clássico do género: zombies, adolescentes rebeldes que fumam charros, uma família hillbilly (neste caso, camponesa) disfuncional e - wait for it - um assassino psicopata travesti que enverga uma burqa branca manchada de sangue.

Zibahkhana - um filme que promete ser épico e pestilento ao mesmo tempo...