Fantasporto 2011: Programação Grande Auditório

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011



O filme da imagem é o das 17h de Domingo, 27 de Fevereiro.


PRÉ-FANTAS


Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2011



PRÉ-ABERTURA FANTASPORTO 2011



21.15h – 127 Horas - Danny Boyle - EUA/GB – 94 min (SO Première)

FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

6 nomeações para Oscar – Melhores Filme, Actor Principal (James Franco), Argumento Adaptado, Montagem, Banda Sonora e Música Original. Depois da história cheia de magia de “Quem Quer Ser Bilionário” – Oscar de Melhor Filme em 2009 – o britânico Danny Boyle apresenta a história real de um alpinista.

23.15h – I Saw the Devil - Kim Jee-won – Cor do Sul - 144 min (SO CF/OE)

FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

O mestre sul coreano Kim Woon Jee, vencedor do Fantasporto em 2004 com “A História de Duas Irmãs – A Tale of Two Sisters” regressa com um conto sobre vingança. O protagonista de “Old Boy”, o actor Choi Min-Sik, é agora um psicopata perigoso.



Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2011



21.15h – Reykjavik Whale Watching Massacre - Julius Kemp – Islândia – 84 min (SO Première) FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

Uma mistura do terror de “Massacre no Texas” com o humor negro de “A Noite dos Mortos Vivos”, servido por um suspense glacial nórdico. Um grupo de turistas viaja até à Islândia para observar baleias. Em alto mar um acidente mata o capitão e o seu assistente foge, depois de tentar violar uma das turistas. Salvos por um velho baleeiro, vão descobrir que, afinal os seus salvadores são uma família de fanáticos religiosos que têm instintos criminosos.

23.15h – A Serbian Film - Srdjan Spasojevic – Sérvia – 104 min (SO CF)

FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

Filme mais cortado pela censura britânica nos últimos dezasseis anos. Premiado no festival de San Sebastian com um prémio especial como símbolo da defesa da liberdade de expressão.



Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2011



21.15h – The Chameleon - Jean Paul Salomé - Canadá- 106 min - (SO SR)

As fabulosas actrizes Famke Janssen (“The X-Men Series”) e Ellen Barkin (“Ocean’s 13”) encabeçam um elenco de onde se destaca, ainda, Nick Stahl (“Sin City”). Uma poderosa história verdadeira sobre o misterioso regresso de um adolescente, desaparecido há muitos e longos anos. Um puzzle que revela um passado cheio de segredos obscuros.

23.15h – Bedevilled – Jang Cheol-so – Coreia do Sul – 115 min (SO CF/OE)

FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

Selecção Oficial da Semana da Crítica do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010. O cinema sul-coreano não deixa de nos surpreender com um thriller cheio de suspense e violência psicológica.



Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011



21.15h – The Last Employee- Alexander Adolph- Alem- 86’ - CF

Uma advogado é contratado para fechar uma firma. Mas as dores dos outros trazem fantasmas de volta. Prémio Méliès d’Argent do Festival de Leeds.

23.15h – Carancho - Pablo Trapero – Arg - 107 min (SO SR)

Selecção Oficial Un Certain Regard do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010. Uma genial história de amor, dura e sem redenção. Genialmente interpretado por Ricardo Darín que o publico do Fantas já viu em “Nueve Reinas”, “O Segredo dos Seus Olhos” (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro) e em “El Hijo de la Novia”.



31ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO PORTO



Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2011



SESSÃO DE ABERTURA OFICIAL FANTASPORTO 2011



21.15h – The Resident – Anti Jokinen – GB/EUA – 91 min (SO Première)

A norte-americana vencedora de dois Oscares em “Os Rapazes não Choram” e “Million Dollar Baby – Sonhos Vencidos”, Hilary Swank, é a protagonista deste thriller que conta também com o veterano britânico Christopher Lee. Depois de se divorciar do marido, a médica Juliet decide recomeçar a sua vida num espaçoso apartamento em Brooklin.

Antecedido por Kinematograf – Tomek Baginski – Polónia -10 min (SO Première) Francis é um inventor. A sua invenção vai, supostamente, mudar o mundo. Contudo, ele esqueceu-se de uma coisa: os sonhos não são de graça.



Sábado, 26 de Fevereiro de 2011



15.00h – Exorcismus (La Posessión de Emma Evans) – Manuel Carballo - Esp – 98 min (SO CF) FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

Dos produtores de “Rec” , a história de uma adolescente problemática e em busca da sua identidade. O mítico actor Doug “Pinhead” Bradley é o padre Dennis que vai lutar contra as forças diabólicas.

17.00h - Hahaha – Hong Sang-soo – Cor do Sul – 115 min (SO OE)

Prémio da prestigiada secção Un Certain Regard do Festival de Cannes 2010, esta é uma comédia que gira em torno de uma conversa entre dois amigos. Depois de umas rodadas de “makgeolli” (bebida alcóolica tradicional sul coreana, feita a partir de arroz) e enebriados pelo álcool, desfiam histórias de um passado que não se repetirá.

19.00h- SESSÃO EXTRA

Hair High- Bill Plympton- EUA- 77’

Do grande mestre da animação truculenta, Prémio Carreira do Fantasporto.

21.15h - The Extraordinary Adventures of Adèle Blanc-Sec - Luc Besson - Fra – 107 min (SO CF)

Descoberto pelo Fantasporto em 1984 com o filme “Le Dernier Combat” (Grande prémio do festival e prémios melhor Realizador e Audiência), Luc Besson transformou-se num dos mais marcantes cineastas europeus. São dele filmes como “Nikita” ou “O 5º Elemento”. Agora, apresenta-nos o maravilhoso e mágico mundo de Adèle Blanc-Sec, uma jovem e corajosa repórter capaz de tudo para conseguir atingir os seus propósitos – nem que seja ir ao Egipto lutar com múmias.

23.15h – And Soon the Darkness- Marcos Efron - EUA/Arg/Fra – 91 min (SO CF)

O neo-zelandês Karl Urban (“O Senhor dos Anéis” )junta-se à jovem norte-americana Odete Yustman (“Cloverfield”) no remake de um clássico do cinema de terror e suspense dos anos 70. As férias em bicicleta de Stephanie e Ellie pela Argentina rural são um pretexto para apanhar sol, fazer compras e “flirtar” com rapazes da região...

Antecedido por…The Ciclope - Carlos Morett – Esp – 12 min (SO CF Curtas)

No futuro… uma nova Madrid! É a história de dois polícias que são irmãos. Um deles começa a ter pesadelos e a questionar a posição na força de segurança, tudo por causa de um erro.

01.15- Reykjavik Whale Watching Massacre - Julius Kemp – Islândia – 84 min (SO Première) FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

Uma mistura do terror de “Massacre no Texas” com o humor negro de “A Noite dos Mortos Vivos”, servido por um suspense glacial nórdico. Um grupo de turistas viaja até à Islândia para observar baleias. Em alto mar um acidente mata o capitão e o seu assistente foge, depois de tentar violar uma das turistas. Salvos por um velho baleeiro, vão descobrir que, afinal os seus salvadores são uma família de fanáticos religiosos que têm instintos criminosos.



Domingo, 27 de Fevereiro de 2011



15.00h – The Last Employee- Alexander Adolph- Alem- 86’- (SOCF)

Um advogado é contratado para fechar uma firma. Mas como poderá ele lidar com o peso da dor dos outros? Prémio Mélies d’Argent do Festival de Leeds de 2010.

17.00h – La Herencia Valdemar II: La Sombra Prohibida- José Luís Alemán –93’- Espanha- (CF)

Depois do êxito de “La Herencia Valdemar”, Alemán volta ao universo mágico de H.P Lovecraft e à sua mitologia de monstros, com especial destaque para Chtulhu. Espectaculares efeitos especiais.

19.00 - Vinzent – Ayassi -(Ale) - 93 min

Prémio da Crítica do Fantasporto 2005.



21.15h – The Housemaid – Im Sang-Soo – Cor Sul – 106 min - (SO SR/OE)

Selecção Oficial da Competição do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010. O regresso do cinema sul-coreano ao suspense e à sensualidade. Uma divorciada de meia idade é contratada por uma família da classe alta.

23.15h – A Serbian Film - Srdjan Spasojevic – Sérvia – 104 min (SO CF)

FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

Filme mais cortado pela censura britânica nos últimos dezasseis anos. Premiado no Festival de San Sebastian com um prémio especial como símbolo da defesa da liberdade de expressão.

Antecedido por…Babel – HendrickSudollier – Fra – 15 min (SO CF Curtas)

Dos montes celestiais até às torres de Shangai, dois jovens agricultores deixam a sua aldeia para ir para a metrópole. Uma alegoria sobre a China dos nossos dias.



Segunda-feira, 28 de Fevereiro de 2011



15.00h – Red Nights- Laurent Courtiaud e Julien Carbon- Fra/Hong Kong - 110 min (CF/OE) v.o. leg ingl.

Um fantástico thriller fetichista sobre sadismo dos mesmos argumentistas de “Running out of Time” de Johnnie To. Este é também o filme do regresso da mítica estrela de Hong Kong Carrie Ng, famosa pelas presenças em “Naked Killer” e “Zen”. Aqui faz o papel da “jade” Dragon Lady, uma sedutora assassina psico-sexual.

17.00h – Two Staring Eyes - Elbert Van Strien- Holanda- 107 min (SO CF)

Um sofisticado thriller psicológico com tons de horror sobre a maneira como nós formamos a realidade a partir daquilo que vemos. Com uma atmosfera surreal, rodeada de aparente normalidade, a fazer lembrar os filmes de David Lynch e Alfred Hitchcock.

Antecedido por…Mrdrchain – Ondrej Svadlena – Fra/Rep Che – 9.40 min (SO CF Curtas) Os ensaios e atribulações de Sliceman na terra escura e assustadora de um assassinato em cadeia.

21.15h – 9:06 - Igor Sterk – Eslováquia – 71 min- SR

Melhor filme esloveno do ano, proposto aos Óscares. Da desconhecida cinematografia eslovena chega-nos este thriller policial multi-premiado que é um fabuloso estudo sobre a gradual transformação psicológica de um indivíduo. Um inspector da polícia investiga um caso com contornos muito estranhos.

23.15h – The Tempest - Julie Taymor - EUA - 111 min (SO CF)

Os actores Helen Mirren (Oscar de Melhor Actriz em “A Rainha”), Djimon Hounsou(“Amistad”), David Strathairn (Nomeado para oscar em “Boa Noite, e Boa Sorte”) e Alfred Molina (“Magnolia”, “Chocolate”) são os protagonistas deste adaptação de uma peça de William Shakespeare. A realizadora Julie Taymor (nomeada para Oscar pelo musical “Frida”) já havia adaptado Shakespeare em 1999. Prospero tornou-se nesta versão de “The Tempest”, Propera, enviada com o filho de 4 anos para uma ilha onde vai disputar o poder com o senhor local.

Antecedido por…Fairy Catcher - Kealan O’ Rourke – Irl – 12 min

Depois de presenciar a terrível morte do seu amigo, a fada Gwendal é capturada por um sinistro caçador. Começa uma corrida contra o tempo para escapar do seu carcereiro, antes que o seu tempo se esgote.



Terça-feira, 1 de Março de 2011



15.00h – Miyoko - Yoshifumi Tsubota – Japão - 86 min – (SO SR)

História de amores imperfeitos e de paixões intensas. Shinichi Abe era um jovem artista que se mudou para Tókio e se tornou célebre como criador de histórias das populares manga. Com um estilo muito pessoal e emotivo, tornou-se um dos mais famosos desenhadores.

17.00h – Eighteen Years Later – Edoardo Leo – Ita – 110 min (SO SR)

Comédia dramática italiana, multipremiada em festivais de cinema de todo o mundo, de Annecy a Trieste, passando por Roma, Magna (Grécia) e Ibiza. Os irmãos Mirko e Genziano não se falam desde que a mãe morreu num acidente de carro, eram eles adolescentes. Deram rumos distintos às vidas. O destino une-os para tentarem sanar o que os dividiu.

21.15h - The Chameleon - Jean Paul Salomé - Canadá- 106 min - (SO SR)

As fabulosas actrizes Famke Janssen (“The X-Men Series”) e Ellen Barkin (“Ocean’s 13”) encabeçam um elenco de onde se destaca, ainda, Nick Stahl (“Sin City”). Uma poderosa história verdadeira sobre o misterioso regresso de um adolescente, desaparecido há muitos e longos anos. Um puzzle que revela um passado cheio de segredos obscuros.

23.15h – I Saw the Devil - Cor do Sul - Kim Jee-won – 144 min (SO CF/OE)

FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

O mestre sul coreano Kim Woon Jee, vencedor do Fantasporto em 2004 com “A História de Duas Irmãs – A Tale of Two Sisters” regressa com um conto sobre vingança. O protagonista de “Old Boy”, o actor Choi Min-Sik, é agora um psicopata perigoso.

Antecedido por…Rubika – Claire Bauden, Ludovic Habas, Mickael Krebs, Julien Legay, Chao Ma, Florent Rousseau, Caroline Roux, Margaux Vaxelaire – Fra – 4 min (SO CF Curtas) Bem vindos a Rubika, um planeta com uma gravidade fantástica. O Filme ganhou o Prémio de Melhor Animação no Festival Internacional de Cinema de Lille.



Quarta-feira, 2 de Março de 2011



15.00h – Rabies (Kalevet) - Aharon Keshales, Navot Papushado – Israel – 90 min (SO CF) FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

O inesperado cinema de terror e gore israelita. Dois irmãos, rapaz e rapariga, fogem de casa. Encontram refúgio temporário numa reserva natural afinal muito frequentada. Quando a irmã cai numa armadilha de caça colocada por um assassino psicótico, o irmão corre contra o tempo para a salvar.

Antecedido por…Dead Happy - Nicky Lianos – GB - 12 min (SO CF Curtas)

Uma comédia terna e comovente sobre a bela “Morte”, entediada com o seu trabalho e a tentar lidar com um amor não correspondido. Da realizadora de “Monsters and Rabbits” – selecção oficial Fantasporto 2009.

17.00h - R U There – David Verbeek – Hol – 90 min (SO SR)

Selecção oficial Un Certain Regard do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010. Estamos no século XXI. Depois das várias tipos de gerações, esta é a “Net Generation” – a Geração Internet, ou a Geração Z. A juventude cresce num mundo em parte virtual. “R U There” faz a pergunta: Como será que esta gente se relaciona? E pode-se acrescentar – que futuro para estes jovens?

21.15h - Carancho - Pablo Trapero – Arg - 107 min (SO SR)

Selecção Oficial Un Certain Regard do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010. Uma genial história de amor, dura e sem redenção. Genialmente interpretado por Ricardo Darín que o publico do Fantas já viu em “Nueve Reinas”, “O Segredo dos Seus Olhos” (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro) e em “El Hijo de la Novia”.

23.15h – Bedevilled – Jang Cheol-so – Coreia do Sul – 115 min (SO CF/OE)

FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

O cinema sul-coreano não deixa de nos surpreender com um thriller cheio de suspense e violência psicológica que esteve na selecção oficial da Semana da Crítica do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010.



Quinta-feira, 3 de Março de 2011



15.00h – Secuestrados (Kidnapped) - Miguel Angel Vivas – Esp – 80 min (SO CF) FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

É inevitável lembrarmo-nos de "Funny Games" de Michael Haneke a propósito de "Secuestrados", uma parábola sobre o terror e a violência. Na verdade em Espanha a cada 75 segundos uma casa é assaltada. Nesta história uma família que acaba de se mudar para um luxuoso condomínio fechado com segurança privada e demais comodidades, descobre que não está a salvo de invasores.

17.00h – Febre da Fieno (Hay Fever) – Laura Luchetti – Itália –100 min (SO SR)

Será o destino inevitável? Um grupo de “rebeldes com causa” italianos passa o Outono a trabalhar numa loja de artigos “vintage” chamada “Twinkled”. O que há em vontade, falta em vendas. A loja está na falência. Mas chega quem vai mudar tudo.

21.15h - Micmacs (à tire -larigot) - Jean-Pierre Jeunet – Fra – 105 min (SO Première)

O que Nick Park cria no desenho animado “Wallace and Gromit”, Jean-Pierre Jeunet reinventa em imagem real. O realizador do multipremiado “Delicatessen” e “O Fabuloso Destino de Amélie”, regressa com mais uma história sobre inadaptados sociais.

23.15h – Camino - Javier Fesser – Esp – 138 min (SO Première)

Multipremiado filme espanhol, ganhou seis Goyas (os prémios do cinema espanhol), incluindo melhor filme, realizador e, actor e actriz principais.

Esta é a aventura emocional de uma menina de onze anos que se depara com duas situações completamente novas: amor e morte. A história de uma menina espanhola que aguarda a beatificação depois da sua morte nos anos 80.



Sexta-feira, 4 de Março de 2011



15.00h - Boudu Sauvé des Eaux – Jean Renoir – Fra – 85 min (Homenagem Jean Renoir)

A gloriosa década de 30 tem em Jean Renoir o seu expoente máximo. E da sua vasta e brilhante filmografia, "Boudu sauvé des eaux" é um dos mais marcantes exemplos da comédia de costumes, um filme intemporal e absolutamente imprescindível para qualquer estudioso de cinema. Crítica fina ao diletantismo pequeno-burguês, farsa impiedosa e subtil aos valores da moral convencional, este Boudu é uma obra-prima de uma actualidade inquestionável.

17.00h – Duas Mulheres – João Mário Grilo – Port – 100 min (Homenagem a Paulo Trancoso) v.o port

Um casal leva uma existência dourada até que Mónica, uma jovem modelo, entra na vida a dois. Com a realização de João Mário Grilo, “Duas Mulheres” conta com as interpretações de Beatriz Batarda, Virgílio Castelo, Débora Monteiro, Nicolau Breyner. Produzido por Paulo Trancoso.

19.00- Red Nights- Laurent Courtiaud e Julien Carbon- Fra/Hong Kong - 110 min (CF/OE) v.o. leg ingl.

Um fantástico thriller fetichista sobre sadismo dos mesmos argumentistas de “Running out of Time” de Johnnie To. Este é também o filme do regresso da mítica estrela de Hong Kong Carrie Ng, famosa pelas presenças em “Naked Killer” e “Zen”. Aqui faz o papel da “jade” Dragon Lady, uma sedutora assassina psico-sexual.

21.15h - The Rite – Mikael Hafstrom – EUA (SO Première)- 112’

Fantástico thriller psicológico que revela o alcance do Diabo, mesmo no lugar mais sagrado do mundo. Um dos maiores actores de sempre, Anthony Hopkins (Oscar de Melhor Actor em “O Silêncio dos Inocentes”), é o protagonista de “The Rite”, num papel verdadeiramente assustador. A brasileira Alice Braga (“Ensaio sobre a Cegueira”), o holandês Rutger Hauer (“Blade Runner”) e a italiana Maria Grazia Cuccinota (“O Carteiro de Pablo Neruda”) completam o elenco de luxo deste filme!

23.15h – Splice - Vincenzo Natali – Can/EUA - 97 min (SO Première)

Um casal de cientistas que trabalha num laboratório privado de biotecnologia sequioso de lucros, cria novos espécimes com propriedades genéticas ainda mal estudadas. Passa o futuro da humanidade por aqui? De Vincenzo Natali, multi-premiado no Fantasporto e realizador de “Cube” e “Nothing”.

01.15h - Bedways – Rolf Peter Kahl – Alemanha – 91 min (SO Première)

FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

Filme choque da Berlinale - Festival Internacional de Cinema de Berlim 2010 em que teve honras de encerramento, promete escândalo e polémica também no Fantasporto. Nina Bader quer rodar um filme sobre o amor e sexo. Para tal, convida um casal de actores amigos para uns dias de ensaios. Uma reflexão cáustica e realista sobre o amor, o sexo e a pornografia.



Sábado, 5 de Março de 2011



15.00h - Tekken – Dwight H. Little – Jap/EUA - 92 min (SO Première)

No seguimento de filmes como “Street Fighter” ou “Mortal Combat”, “Tekken” é baseado num jogo video com o mesmo nome. Ajudado pelos efeitos especiais, a acção e a ficção científica unem-se numa explosão visual.

17.00h – A Selva – Leonel Vieira – Port – 120 min (Homenagem Paulo Trancoso). V.o port.

A partir da obra-prima de Ferreira de Castro, Leonel Vieira construiu um épico da presença portuguesa no Brasil e do fascínio que a selva Amazónica sempre exerceu para aventureiros e exploradores. Um dos mais vistos filmes portugueses de sempre, com um modelo de co-produção que se revelou eficaz e um elenco luso-brasileiro de actores de renome e uma aposta ganha na ligação literatura-cinema.



SESSÃO OFICIAL DE ENCERRAMENTO E ENTREGA DE PRÉMIOS FANTASPORTO 2011



21.15h – Entrega dos Prémios do Festival seguida da antestreia nacional de

Season of the Witch - Dominic Sena – EUA – 113 min (SO Première)

O actor norte-americano Nicolas Cage volta a trabalhar com o realizador Dominic Sena, depois de “60 Segundos”. Um épico de “sword and sorcery” que também conta com a participação do lendário Christopher Lee. Um guerreiro das Cruzadas regressa à terra natal que entretanto, fora devastada pela Peste Negra. A Igreja culpa a feitiçaria pela praga e ordena a dois cavaleiros que transportem uma bruxa a um mosteiro remoto, onde os monges vão realizar um ritual, na esperança de acabar com a peste.

00.15h – FILME PREMIADO NO FANTASPORTO 2011





O DIA DE TODOS OS PREMIADOS



Domingo, 6 de Março de 2011



15.00h – FILME PREMIADO FANTASPORTO 2011

17.00h - FILME PREMIADO FANTASPORTO 2011

19.00h - FILME PREMIADO FANTASPORTO 2011

21.15h - FILME PREMIADO FANTASPORTO 2011

23.15h - FILME PREMIADO FANTASPORTO 2011