Sábado à tarde, enroscada no sofá, nenhuma vontade de me mexer. Nestas alturas costumo fazer sessões de várias horas de cinema indiano ou fazer aquilo que faço melhor: ver séries criminais.
Graças ao canal Fox Crime vi por completo acaso um filme que fiquei a amar: Cruising, de 1980.
Realizado por William Friedkin (sim, o mesmo do Exorcista) e com Al Pacino no papel do polícia durão, Cruising tem tudo: um psicopata misterioso, vários homicídios por resolver e um polícia que dá tudo pela profissão.
Isto, senhoras e senhores é tudo o que é preciso para termos entretenimento e suspense garantidos.
Adicionalmente, há a parte fixe. O homicida só ataca na cena gay leather nova-iorquina, tem preferência por tipos morenos e tesos e só há uma maneira de o apanhar: agir sob disfarce.
Eu tenho um irmão mais novo que, como muitos da sua geração, vêem Pacino como o gangsta original, o verdadeiro e genuíno "cabra-macho". E sim, o meu irmão obrigou-me a ver Scarface e todos os outros filmes em que Al Pacino faz juz à fama de durão. E Cruising é só mais um.
O facto é que o tipo aceita sem hesitar embrenhar-se nas cenas mais hardcore possíveis - que vão desde encontros sexuais fortuitos em parques públicos até festas kamikaze com tipos fardados de polícias (e outros de nazis).
Para mim, foi também a oportunidade de aprender algo de novo, nomeadamente o código das cores dos lenços de cornucópias que o pessoal usava nos 70s para identificar práticas e preferências, eheheh.
Seja como for, este filme tem muitas subtilezas e se fosse feito com um bocadinho mais de humor pareceria saído da mente de Pedro Almodóvar. Mas com Al Pacino não se brinca, ele é que brinca connosco.
Muito bom mesmo.
Você está em: Home » América do Norte » Por: Barbarella » Poster »Cruising
Cruising
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Etiquetas:
América do Norte
,
Por: Barbarella
,
Poster
Posts Relacionados
3 Comentários:
- Anónimo disse...
-
Grande escolha! Eu também adoro este filme e adoraria ainda mais ver os cerca de 50 (!) minutos de cenas cortadas que pelos vistos andam por aí perdidos...
Friedkin disse recentemente que não os conseguiu encontrar, mas soou tão mal... Cobardolas! - 1 de maio de 2009 às 20:23
- bárbara disse...
-
É verdade. Devo dizer que a trivia deste filme no IMDB é a mais interessante que já li.
- 1 de maio de 2009 às 20:32
- Anónimo disse...
-
O que é cabra-macho?
- 2 de maio de 2009 às 15:07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Comente