Top 5 filmes: Crianças Ruins

quarta-feira, 13 de maio de 2009


Não sei bem porquê, mas ver crianças a serem retratadas em filmes como seres ruins e destruidores torna-se tanto fascinante como aterrador. Talvez porque normalmente elas estão associadas a tudo que é inocente e inócuo. Se bem que já me tem dado vontade de torcer um bracito ou outro a algumas delas em ocasiões pontuais... Pois. Foi esse tipo de crianças que inspirou este Top 5. Elas aqui vão:

5º: Bad Seed, de Mervyn LeRoy

A este diabinho de tranças loiras eu não torcia só um bracinho. Não. Eu pisava-a toda de porradinha velha! Mimalhice pura levada aos extremos, Rhoda não é propriamente uma criança, mas sim um capricho em forma de gente. Ai de quem não lhe fizer as vontades! Estamos perante uma futura Salomé, portanto, capaz de fazer alguém "perder a cabeça" literalmente à custa dos seus imperiais pedidos.

4º: Mais ne nous délivrez pas du mal, de Joël Seriá

Estes anjinhos que vêem na imagem acima enganam muito. Muito mesmo. E se eu vos disser que em vez de lerem livros apropriados para as suas idades, tipo Anita e afins, preferem ler às escondidas por debaixo dos lençóis poesias de Baudelaire e os Contos de Maldoror? Isto enquanto não andam a seduzir homens mais velhos e a praticar rituais completamente profanos com hóstias roubadas. Anjinhos? Claro que sim...

3º: Village of the Damned, de Wolf Rilla

Ok, enquanto que as crianças acima referidas eram isso mesmo, crianças, o mesmo já não se poderá dizer destas... coisas com olhos incandescentes. Nascidas fruto de uma experiência alienígena nas fêmeas terrestres de uma terreola perdida no meio da Inglaterra, o seu objectivo principal é - estão preparados? - dominar a Terra. Os yuppies americanos dos anos 80 deviam gostar deste filme à brava. John Carpenter mais tarde assinou um remake, mas este original continua a ser o "real deal".

2º: Quién puede matar a un niño?, de Narciso Ibañez Serrador

Estas crianças espanholas devem ter apanhado todas demasiado sol naquelas cabecitas, porque de um momento para o outro começam a agir de uma maneira muito estranha. Revoltando-se contra tudo que é adulto (progenitores e tudo, sem distinções), começam uma onda de terror numa ilha perdida ao longo da costa de Espanha. E quem sofre as consequências maiores são um casal de ingleses que por lá calham de estar a passar umas "vacaciones". O realizador é o mesmo de LA RESIDENCIA, o tal filme do outro Top sobre Colégios Internos que assina aqui também um objecto de visionamento obrigatório. Essencial, queridos leitores.

1º: The Omen, Richard Donner

É claro que este filme tinha de estar em primeiro lugar: esta "criança" é o Anticristo. Não é preciso dizer mais nada, pois não?