Top 5 filmes: Zom Com

domingo, 31 de maio de 2009


"Zom quê?" Zom Com, isso mesmo. Comédias com zombies, para ser mais preciso. Ou zombies com jeito para a comédia, como queiram. Um dos meus sub-géneros favoritos. Vamos lá começar, então?

5º: Undead, de Michael e Peter Sierig

Quando uma pacata cidade australiana é atingida por um meteorito transformando quase toda a gente em raivosos e esfomeados zombies, os sobreviventes deste mini-holocausto vão-se ver a braços para os exterminar. Ainda bem que vão contar com a ajuda de um Rambo local que mata tudo que é morto-vivo com a caçadeira de 3 (!) tubos que construiu especialmente para o efeito. Chamada de atenção para o final que é especialmente surpreendente.

4º: Tokyo Zombie, de Sakichi Satô

Já previamente discutido aqui no Maus da Fita, esta Zom Com tem tudo para ser um clássico: uma dupla cómica que funciona muito bem junta, uma história tipicamente estapafúrdia (como convém a estas andanças, aliás), gore q.b., zombies galore e um sentido de nonsense não forçado. A ver, absolutamente.

3º: Fido, de Andrew Currie

Eu amo este filme de coração. Foi daquelas raras vezes que, quando os créditos finais começaram a passar, fiquei triste porque não queria mesmo que acabasse. É quase perfeito. Senão, vejam a história: numa realidade alternativa, a América conservadora dos anos 50 já passou por uma Grande Guerra Zombie e, como resultado, em vez de os exterminarem por completo, aprenderam a lidar com eles. Ter um zombie domesticado é o último grito e todas as crianças (e adultos também!) querem um. Ou uma. Estão a ver onde eu quero chegar, não estão? Com referências a filmes como LASSIE e imagens tão assépticas quanto virulentas, este é um filme que recomendo vivamente.

2º: Shaun of the Dead, de Edgar Wright

Se ainda não viram este filme, por onde andaram este tempo todo? Um clássico obrigatório, meus amigos. Além de ser o único da lista que também pode ser classificado de Zom Rom Com (sim, tem romance à mistura e tudo), este pequeno grande filme é dos maiores exemplos da comédia britânica no seu melhor. Cena imperdível: a criteriosa selecção de quais discos de vinil podem servir para atirar à cabeça dos zombies.

1º: Braindead, de Peter Jackson

Sim, o mesmo Peter Jackson da trilogia LORD OF THE RINGS. E sim, o homem começou a sua carreira no cinema a fazer filmes de terror de (muito) baixo orçamento. E com muito gore à mistura. Aliás, BRAINDEAD leva o título de filme com mais gore do cinema de que há memória. No final, ficamos quase abananados com a acumulação visual de tanto exagero. Era inadmissível esta maravilha não estar em primeiro lugar. Um pedacinho de Trivia: em Espanha este filme coube-lhe o hilariante título de TU MADRE HA COMIDO A MI PERRO! Ai, estes nuestros hermanos são de rir. ZINGAIA!