Yokai Monsters: Spook Warfare

sábado, 27 de junho de 2009


O primeiro tomo de um trio de filmes dedicados aos monstros Yokai. Mas antes, duas pequenas explicações: Yokai são monstros do imaginário japonês que possuem capacidades sobrenaturais e normalmente apresentam-se ora com aspecto querido, ora com aspecto repelente; e este é realmente um trio de filmes e não uma trilogia, porque, embora estejam os três ligados por um mesmo fio condutor (já agora, os outros chamam-se 100 GHOST STORIES e ALONG WITH GHOSTS), as histórias e os personagens de cada um são distintos e não possuem ligação entre si, ao contrário do que acontece com as trilogias. Posto isto, vamos ao filme em si.

Estamos perante um perfeito exemplo de um filme de Yokai, o que é bem diferente de dizermos que isto se trata de um Kaidan ou de um Kaiju Eiga. Confusos? Não vale a pena. Yokai, como já expliquei acima, são os tais monstrinhos adoráveis. Já os Kaidan, são o nome que os japoneses dão aos espíritos errantes, também conhecidos como fantasmas ou almas penadas. Numa outra liga, estão os Kaiju de que eu já vos falei aqui no Maus da Fita algumas vezes: os tais monstros gigantes com tendências destruidoras. No entanto, a distinção entre eles afirma-se, embora pertençam todos ao imaginário do fantástico japonês.

"Tanta exposição já chega", dizem vocês. "Então o filme, vale a pena, ou quê?" Vale, sim senhor. Isto é, se gostarem mesmo de ver estas coisas. É que isto não assusta nada, é o filme tipo para adultos e crianças que gostam de fantasia, palavra chave aqui. E se ainda por cima gostarem de efeitos especiais da era não digital, melhor não há. Embora rudimentares e artesanais, têm para mim um charme muito peculiar e permitem, a meu ver, uma maior envolvência com a história, no sentido em que tudo se torna muito mais credível. Se não, dêem lá uma olhadela ao trailer para ver se não tenho razão: