Curta do Dia: The Diane Linkletter Story de John Waters

segunda-feira, 24 de agosto de 2009


Ontem chamaram-me a atenção para o facto de eu ainda não ter dedicado nenhum post a um dos meus heróis cinematográficos, John Waters. No meu caso, é mesmo uma gaffe porque Waters é para mim um role model e se vocês conhecem a figura em questão, é melhor ficarmos por aqui.

De modo que, ao invés de escolher falar só sobre um filme dele e depois passá-lo ao esquecimento, resolvi o oposto: abordar toda a sua obra, um filme de cada vez. Que tal, hã? Acham que estão preparados? Quer estejam ou não, quando menos esperarem, irão encontrar-se com o seu muito particular mundo aqui mesmo neste espaço. Isto porque eu acho que a sua obra integral é de essencial visionamento para qualquer cinéfilo que se preze.

Posto isto, comecemos pelo princípio: as suas curtas-metragens. Esta DIANE LINKLETTER STORY é o seu trabalho mais antigo que pode ser visionado sem recorrermos a um assalto ao seu armário. Sim, porque aparentemente ele não gosta lá muito que se vejam estas suas primeiras "tentativas" de fazer cinema. Visto que esta se encontra disponível no YouTube, aproveitem. A curta é sobre o suicídio de Diane Linkletter, filha de Art Linkletter, famoso cómico americano. Sim, leram bem: sobre o seu suicídio. Feito e lançado antes da moça ter sido enterrada. Isto é que é ser avant-garde, meus amigos. É claro que causou um pequeno escândalo e só prova que Waters sempre teve intuição para prever fenómenos sociológicos. Se não sabem, ainda este ano vamos ter o "privilégio" de sermos presenteados com um filme sobre a vida de Michael Jackson... De certeza que Waters já deve estar a esfregar as mãos de ansiedade.

Bem, mas fiquem com a curta e vejam um(a) Divine ainda longe de se tornar a lenda que sempre foi. Até já.