Top 5 filmes: Bonecos

domingo, 13 de setembro de 2009


Inspirado pelo anterior post dedicado à campanha publicitária do novo de Spike Jonze - WHERE THE WILD THINGS ARE - decidi escrever um em tom de brincadeira tendo por tema os filmes com bonecos. Não daqueles que se desenham ou dos feitos por computador. Não. Bonecos, mesmo. Pendurados por arames ou fios, com pessoas dentro de fatos ou mãozinhas enfiadas por lá dentro. Pois. Dos inanimados. Nada de stop-motion aqui. Bem, comecemos.

5º: Thunderbirds are GO, de David Lane

É claro que uma lista de filmes com bonecos não seria completa sem as famosas criações dos ingleses Gerry e Sylvia Anderson, os Thunderbirds. Eu devo dizer que estes bonecos causam-me um certo arrepio, não sei se por causa dos olhos esbugalhados e assustados, se por causa das mudas bocas. Mas essa sensação de estranheza passa imediatamente a riso a partir do momento em que os vemos a correr para se meterem naqueles aviõezinhos que qualquer criança da minha geração quiz ter um dia. Lembram-se dos fios à mostra?

4º: Muppets from Space, de Tim Hill

E é claro também que qualquer lista de bonecos que se preze seria impensável ser compilada sem um filme ou outro do lendário Jim Henson. Há várias escolhas, mas eu decidi colocar esta aventura espacial em quarto lugar porque o segmento MUPPETS IN SPACE na série dos MARRETAS era o meu favorito (e penso que também de muita gente). Neste filme, o Gonzo descobre a sua verdadeira natureza...! A expressão "do outro mundo" poderá ser aqui aplicada...

3º: Dark Crystal, de Jim Henson e Frank Oz

E já cá faltava o toque pessoal do Sr. Henson. DARK CRYSTAL foi um filme que não causou grande sensação quando saiu para as salas de cinema, mas que com os anos foi conquistando um público fiel, sendo agora considerado um filme de culto. Projecto pessoalíssimo de Henson, a história está carregadinha de simbolismos e de filosofias. Além de ter bonecos bizarríssimos e de respirar todo um ambiente de fantasia pura, este filme encanta pelo seu candor e pela sua mensagem. A ver, então e merecidíssimo deste honroso terceiro lugar.

2º: Team America: World Police, de Trey Parker

Já esta loucura saída da mente de Trey Parker e do seu colega do crime, Matt Stone é que não está no primeiro lugar porque seria muito difícil destronar o "objecto de culto" abaixo. Mas vamos por partes. TEAM AMERICA pega nas técnicas desenvolvidas por Gerry Anderson e dá-lhes um toque pós-moderno. Os fios que seguram os bonecos estão TODOS bem à mostra e, diga-se de passagem, o filme é de fazer rir até doer os músculos da barriga e da cara! Se não viram ainda, então de que estão à espera?! Não me digam que não gostam de ver americanos idiotas a desempenharem o seu papel na perfeição? Crítica mordaz à maneira como a América trata os outros países e também à imagem de salvadores da Terra que pensam ter herdado de algum deus (o errado, claro), TEAM AMERICA possui imagens verdadeiramente icónicas e polémicas. Exemplo: quando a equipa decide fazer um salvamento "heróico", acabando por destruir metade de Paris, levando a Torre Eiffel na frente e tudo. Obrigatório, meus amigos!

1º: Meet the Feebles, de Peter Jackson

Eu confesso que há Tops que eu faço "quase" de propósito para dar o primeiro lugar a filmes por quais eu tenho devoção. Este delírio de Peter Jackson é "quase" um desses casos. Pronto, ok: é mesmo um desses casos. Admito. Anárquico, controverso, picante, javardo, hilário, fofinho, nojento, todos estes adjectivos serviriam para classificá-lo. Para mim, está próximo de obra-prima. E pensar que este projecto foi inicialmente feito para exibição num canal japonês! Isto é bem mais do que um telefilme - isto é cinema feito com amor à causa. Um triunfo do low budget. Peter Jackson, porque te perdeste?