Por favor não me morda o pescoço

sexta-feira, 23 de outubro de 2009









Dos filmes de terror que vemos enquanto crianças fica sempre algo na memória. Os miúdos não são parvos e há filmes que mesmo para olhos jovens há qualquer coisa que lhes tira a seriedade.

Um papão que entra pelo buraquinho da fechadura é parvo, claro. Mas e se conseguisse? E se já está cá dentro? Acho que vou chamar os meus pais para me levarem em segurança para a cama deles. Irra, que medo.
Mesmo vendo a imbecilidade da coisa, as crianças ficam um pequenino medo.

Como criança absolutamente medrosa que era - e ainda sou, apesar de adulta (aqueles episódios iniciais de X Files mexeram comigo) - tudo me aterrava. O vídeo de Thriller do Michael Jackson matava-me. Tive medo até do filme que começava com uma animação catita e se chamava Por Favor Não Me Morda o Pescoço.

Um dos grandes factores de medo nesta coisa de filmes de vampiros é que as pobres coitadas que iam primeiro eram as virgens. Ora o meu signo do zodíaco é virgem. Medo.
Com o passar dos anos percebi que o relevante não era o signo, e isso tirou-lhe o interesse todo.

Se não há entre nós quem não tenha visto o filme - e quem tiver o canal TCM já o viu à vontade 50 vezes no último mês - não vale a pena alongar-me na história. E sim, eu sei quão maçadores são os meus post quando faço isso. Por isso vou continuar a falar da minha experiência pessoal.

O Polanski só começou a ser o Polanski para mim há muito pouco tempo. Antes era "o baixinho do Por Favor [...]". A Sharon Tate a mesma coisa, menos a referência à estatura.

A abertura do filme é um mimo não só pela animação ao estilo da época (1967), mas também por isto:



A música. Faz-me lembrar de imediato a perseguição do vampiro esquentado ao baixinho Polanski, o Professor Abronsius esquecido entalado na janela, as estalactites de ranho. Enquanto cachopa com medo de tudo o que era de terror não fugia a sete pés deste filme. Demorar um pouco mais a adormecer não era um efeito secundário insuportável e a compensação era grande. Hoje só me aborrece saber o que acontece a seguir.

E porque mencionei X Files há pouco, quem se lembra daquele episódio passado numa terriola infestada de vampiros em que o Mulder para ganhar tempo espalhava sementes pelo quarto, fazendo o rapaz de entrega de pizzas (vampiro) dizer-lhe com um ar muito desapontado "porque fizeste isso?" antes de se pôr de cócoras a apanhar as sementes, adiando assim a refeição-Mulder.
Não tem uma relação directa, mas é bom humor com vampiros. O que, sendo raro, é sempre apreciado.

E afinal como é que este filme se chama, mesmo?

The Fearless Vampire Killers

Pardon Me, But Your Teeth Are in My Neck

Dance of the Vampires

É todos os títulos acima. Embora o título em portugês não seja uma tradução fiel é uma adaptação do mais jeitoso.
O que também é raro mas sempre apreciado.