Girls On Film

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


Ora muito bem, então eu inspirado pela loucura nacional que o programa America's Next Top Model está a fazer por tudo que é agregado familiar (leitores, se têm o canal Sic Mulher e ainda não viram ou acham que aquilo é só para gajas, não sabem o que andam a perder), resolvi fazer um artigo especial sobre as verdadeiras Top Models, as primeiras, as únicas, as originais, as lendas. E, para não escapar muito ao tema deste blog, vão também ficar a saber quais foram os filmes onde as mesmas entraram, quer seja em papéis principais, secundários ou simples aparições. Comecemos então. Fiquem com as 10 magníficas:

Dorothy Virginia Margaret Juba, mais conhecida por Dovima, foi descoberta na rua por um editor de moda da Vogue e no dia seguinte estava a ser fotografada nada mais, nada menos do que por Irving Penn. Com Richard Avedon vai tirar as suas fotografias mais icónicas e inspirar o filme FUNNY FACE, protagonizado por Audrey Hepburn. Dovima faz uma papel secundário nesse filme onde representa uma modelo muito elegante, mas também muito burrinha. Quando morreu, foi reconhecida como uma das últimas modelos aristocráticas, senhora de um porte único.



E falando em aristocracia, a senhora que se segue pertence exactamente a essa classe social. Filha de um Conde e de uma Condessa, Vera Gottliebe Anna Gräfin von Lehndorff-Steinort, mais conhecida por Veruschka, é talvez a modelo mais camaleónica da história da moda e concerteza a mais versátil. Musa de muitos artistas, chegou mesmo a trabalhar com Salvador Dali, mas foi com o famoso BLOWUP de Michelangelo Antonioni que ganhou maior proeminência onde protagoniza uma agora mítica sessão de fotografia com o actor David Hemmings.



E falando em America's Next Top Model, concerteza que o nome Twiggy não vos é desconhecido. Esta gaiata fez furor nos anos 60 e com apenas 16 anos era a cara de toda uma geração. Lesley Hornby de sua graça, vai mais tarde dedicar-se ao cinema e à moda provando que era dona de muitos talentos. Já aqui falei de um filme onde representa o papel principal e muito bem, o THE BOY FRIEND de Ken Russell, naquele que é, talvez, o meu musical favorito. Uma "living légende", como Tyra gostava de a chamar.



Cecilia Ann Renee Parker, mais conhecida por Suzy Parker, foi das modelos mais bem pagas nos anos 50 e musa de Coco Chanel. Irmã de Dorian Leigh, outra supermodelo dos anos 50 (aquela família devia ter muito bons genes!), vai fazer capa de tudo que é capa de revista de moda e, mais tarde, entrar em alguns filmes e séries de TV. Foi outra das modelos que fez uma aparição em FUNNY FACE.



Marisa Berenson é também filha de uma condessa e nos tempos áureos da sua carreira de modelo era vista como a Party Girl, sendo vista em tudo que era evento social. A sua carreira no cinema está ligada a grandes nomes, entre eles Luchino Visconti (MORTE EM VENEZA) e Stanley Kubrick (BARRY LYNDON).



Jean Shrimpton, uma inglesa com feições clássicas, também fez capa de tudo que era revista de moda durante a sua meteórica carreira e teve casos com o fotógrafo David Bailey e com o actor Terence Stamp. Entra no filme PRIVILEGE de 1967 juntamente com Paul Jones.



Penelope Tree, uma anglo-americana com uma cara realmente fora da norma devido aos seus proeminentes olhos afastados, inspirou também ela toda uma geração e foi uma das responsáveis, juntamente com os Beatles, de difundir os Swingin' 60's. Ironicamente, entraria mais tarde num filme que parodiava a carreira dos Fab Four, THE RUTLES.




Jean Patchett foi outra das supermodelos dos anos 50 que fizeram furor e marcaram toda uma década, tendo sido convidada para entrevistas televisivas numa época em que a loucura actual que vivemos à volta do mundo das Top Models ainda não era moda. Foi outra das modelos que fez uma aparição em FUNNY FACE.



Peggy Moffit, musa do fotógrafo Rudi Gernreich que tirou as suas fotos mais icónicas com ela, é talvez a modelo mais avant-garde desta lista. Vai participar num filme-chave da década de 60, QUI ÊTES-VOUS, POLLY MAGOO?, do fotógrafo americano William Klein. Neste delírio visual, é feita uma crítica mordaz à artificialidade do mundo da moda. Qualquer dia vou escrever mais a fundo sobre este filme que merece ser redescoberto.



Last but not the least, temos a única modelo afro-americana com direito a lugar de honra nesta lista, Donyale Luna, née Peggy Anne Freeman. Dona de uma beleza singular e, por vezes lunar, como o seu nome indica, é a primeira modelo afro-americana que vai fazer capa da Vogue Britânica e causar uma revolução de valores. No cinema, vai ser requisitada por monstros sagrados tais como Fellini, Warhol e Otto Preminger. O seu declínio vai ser causado por uma crescente dependência de drogas. Era também conhecida por ser um pouco aluada e despegada do mundo real, fazendo assim novamente jús ao seu nome.



Por isso, já sabem: a próxima vez que se sentarem a ver o famoso programa de moda de Tyra Banks, lembrem-se que aquelas catraias que têm a mania que nasceram Top Models ainda têm muito que aprender para chegar aos calcanhares das senhoras acima destas linhas.