Top 5 filmes: Terror Natalício

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


Não, este Top não é sobre aqueles pesadelos que certamente todos nós temos de algum dia receber uma Barbie ou um Ken no sapatinho por engano. E também não é sobre aquele dia fatídico da nossa idade adulta em que alguém nos diz que afinal o tal homenzinho vestido de vermelho não existe e que as prendas são compradas em lojas, ou pior, hipermercados onde o povão faz as compras todas e as paga na caixa da saída juntamente com o desodorizante roll-on e o bacalhau. Haja decência! Não. Este Top 5 é sobre filmes de Natal com algum horror à mistura e, principalmente, muito divertimento. Aqui vamos.

5º: Jack Frost de Michael Cooney

Começamos este Top com um filme muito low budget e também muito badalhoco. Jack Frost é um boneco de neve muito malandro, como se pode ver pela foto acima. Hmm, pois. O que não dá para ver é que ele usa a cenoura para outros fins menos, como hei-de dizer, gastronómicos. O que dá, no entanto, para ver é que deve ser muito divertido. E é. Por isso está aqui neste 5º lugar.


4º Ex-aequo: Silent Night, Deadly Night de Charles E. Sellier Jr. e Don’t Open 'Til Christmas de Edmund Purdom


Dois slashers, um Americano e o outro britânico. O primeiro deu muito que falar porque nesse filme o assassino ao usar a figura do Pai Natal como “farda de trabalho” provocou uma série de indignação nacional por parte da Associação de Pais que achavam isso obsceno e desrespeitoso. Tá-se mesmo a ver – quem mexe com o puritanismo americano, dá nisto. Já o outro, trata de um assassino que vai matar tudo que é gente vestida à Pai Natal nas ruas de Londres. Pelos vistos, deve ser como os touros – não gosta da cor.


3º: Christmas Evil a.k.a. You Better Watch Out de Lewis Jackson

Eu e a grande maioria dos cinéfilos conhecemos este filme graças à recomendação de John Waters que prova mais uma vez que tem o melhor mau gosto de sempre. Aqui, temos um assassino acidental (ele não queria matar ninguém, mas não consegue evitar) com um fetiche muito particular: adora fantasiar-se de Pai Natal e até tem um livro onde regista as boas e más acções das crianças do seu bairro. Dizer que este homem é estranho é uma redundância. No entanto, o filme está muito bem realizado e cheio de pormenores e cenas memoráveis como é a que vemos acima destas linhas.


2º: Black Christmas de Bob Clark

O original, não o recente remake. Este filme é considerado um dos primeiros slashers americanos, senão o primeiro. Realizado anos antes de HALLOWEEN de John Carpenter ou de SCREAM de Wes Craven, contém cenas que parecem tiradinhas destes últimos. O ambiente é pesado que chegue e as personagens (estudantes universitárias que são atacadas numa Sorority House) suficientemente interessantes para conferir a este filme o estatuto de culto.


1º: Santa's Slay de David Steiman

Quem se lembraria de colocar o wrestler Bill Goldberg a fazer de Pai Natal e ainda por cima fazê-lo irmão de Satã (a brincadeira Satan / Santa faz aqui todo o sentido) só poderia ser um louco ou alguém com muito sentido de humor. Ou ambos. Mas é isso mesmo que acontece nesta loucura para toda a família. O filme só peca numa coisa: ser de curta duração. No fim, quer-se mais maluqueira e mais mortes estúpidas. Mas ainda assim merece o primeiro lugar. Este filme deveria substituir o agora obrigatório filme do Harry Potter nas televisões no dia de Natal. Sempre tinha mais piada!