Ashik Kerib

terça-feira, 5 de janeiro de 2010


Muitos obrigados à má da fita barbie-o por me emprestar o DVD do filme ASHIK KERIB do realizador Sergei Parajanov e assim ter inadvertidamente adivinhado que eu já há muito tempo que o queria ver. Este 2010 promete!

Como eu suspeitava, este filme é uma maravilha visual do princípio ao fim e das coisas mais próximas de um sonho acordado que eu já tive o prazer de assistir. Parajanov tem o dom divino de criar no seu estilo inimitável uma série fantasmagórica de tableaux vivos que se encadeiam uns nos outros criando assim um efeito acumulativo de uma beleza estonteante.

Se já era minha intenção dar uma espreitadela a todas as suas obras disponíveis em video, ter visto ASHIK KERIB foi a pedra final nessa minha vontade. Quanto ao enredo, embora aqui não seja muito importante ou pelo menos eu não tenha dado tanta importância perante tal espectáculo visual (mea culpa, eu sei), prende-se com as aventuras e desventuras do Ashik Kerib, um cantor pobre que se vai enamorar de uma moçoila rica e que vê o seu casamento impedido por um futuro sogro que não quer cá mistura de classes. Kerib vai então percorrer meio mundo em busca de riquezas para assim voltar digno da sua prometida. Como poderão prever, acaba tudo muito bem.

Deixo-vos com um excerto desta maravilha e um pedido: barbie-o, se tiveres mais coisinhas destas, be my guest, ok?