Filme do dia: O querido Lilás

domingo, 3 de janeiro de 2010


Neste 2010, estou a fazer questão de começar o ano em grande e que melhor sugestão de matinée do que esta, o delírio humorístico que Artur Semedo criou juntamente com Herman José - O QUERIDO LILÁS?

Antes de mais nada, um pequeno prefácio: porque cargas de água é que ainda não foi editado em DVD nenhum filme do grande, do único, do genial Artur Semedo? Criador de obras seminais e marcantes da filmografia portuguesa tais como O REI DAS BERLENGAS, O BARÃO DE ALTAMIRA ou ainda CRIME DE LUXO, Semedo é um realizador a (re)descobrir e uma voz inigualável no campo da sátira no cinema português. Se gostam do espírito dos Monty Python, então vão adorar os filmes dele. Com a certeza absoluta, isso vos garanto.

Mas passando ao filme em questão, O QUERIDO LILÁS conta a história de Belladonna, uma grande actriz de teatro (interpretada por um genial Herman José), que vai ter um filho que lhe é retirado das suas mãos à nascença com a pretensão de ter nascido morto. Mais tarde, encontrá-lo-á já homem (num papel também interpretado por Herman) e vai iniciar uma relação escandalosa com ele com desfecho trágico. Se isto vos soa familiar, têm toda a razão: o enredo foi "emprestado" da Tragédia da Rua das Flores, obra essa, aliás, que iremos ver Belladonna a ensaiar durante o filme num toque de metalinguagem cinematográfica delicioso.

Bem, mas deixemo-nos de mais conversa e toca mas é a ver o filme! Já agora, mais uma achega, desta feita à Lusomundo - para quando o DVD com comentário audio do Herman José? Posso sonhar, não?