Fantasporto 2010

domingo, 3 de janeiro de 2010


A programação final ainda não foi desvendada, mas os preparativos já estão em velocidade de cruzeiro para a realização da 30ª edição do Fantasporto. Enquanto isso, fiquem com a antevisão geral do que irá suceder na edição a decorrer de 26 de Fevereiro a 6 de Março de 2010 no Rivoli:


SECÇÕES OFICIAIS COMPETITIVAS FANTASPORTO 2010

A 30ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto 2010 garante de novo, um grande festival. Entre os dias 22 de Fevereiro e 7 de Março, o Teatro Rivoli recebe os melhores filmes das áreas do fantástico, asiáticos e de autor, Regressam ao Porto realizadores agora consagrados, descobertos e já premiados no festival ao longo dos anos. Fazer reviver o espírito de um percurso de 30 anos de Fantas é também um conceito claro da selecção de filmes para esta nova edição do Fantasporto.

"SOLOMON KANE" A ABRIR, "THE CRAZIES" A FECHAR
Na sessão de abertura oficial do Fantasporto 2010, marcada para o dia 26 de Fevereiro, no Grande Auditório do Rivoli, teremos a estreia de “Solomon Kane”, uma das superproduções do ano. Produzido por Samuel Hadida e dirigido por Michael J. Basset (realizador de “Deathwatch” já exibido no Fantasporto) é inspirado num livro de Robert E. Howard, o criador dos universos de “Sword and Sorcery” como “Krull” e “Red Sonja”. Uma extraordinária aventura num universo de imaginação, onde um herói vende a alma ao Diabo, e como penitência pelos seus pecados tem de salvar o reino de seu pai.

Depois de um universo demoníaco, nada melhor que outra proposta do fantástico, para o encerramento do certame, “The Crazies”. Em 1973 George A. Romero aterrorizou os espectadores com um dos filmes mais marcantes do cinema de terror: "The Crazies". 40 anos depois, o realizador de “Sahara”, Breck Eisner, que nesta altura está a refazer “Flash Gordon”, homenageia como deve ser o realizador de "A Noite dos Mortos Vivos" e os seus “Zombies”, recorrendo agora a um virus mortal.


RETROSPECTIVA CINEMA E ROBÓTICA
O 30º Fantas dedica os seus primeiros dias a uma das áreas mais desconhecidas da produção cinematográfica, aproveitando ainda o facto de Portugal ser um dos países europeus com maior prestígio neste campo, a Robótica. Num programa comissariado pelo Prof. Eduardo Silva, do Laboratório de Sistemas Autónomos do Instituto Superior de Engenharia do Porto e a Sociedade Portuguesa de Robótica, o Fantasporto apresenta uma nova e espectacular visão desta área num cruzamento do Conhecimento e das Artes no qual participarão grandes personalidades sobretudo do Mundo Científico nacional e internacional. Este programa será acompanhado pela exibição de um mini ciclo de cinema e pela amostragem de diversos filmes técnicos, incluindo igualmente mesas redondas, workshops e diversas demonstrações.

WORKSHOP SFX

São 30 anos de Fantas e não podemos ficar por menos. Dois dos maiores especialistas em efeitos especiais, David Marti (Óscar Melhor Caracterização em 2007 por “O Labirinto do Fauno”) e Colin Arthur (“2001 – Odisseia no Espaço”) vêm ao Porto transmitir aos fãs a sua experiência. Dois workshops onde serão revelados as mais recentes técnicas de maquilhagem e de efeitos especiais por dois conhecidos mestres da material. Uma oportunidade única para os jovens criadores de abrirem os horizontes sobre uma das principais componentes do cinema e do fantástico em particular.


HOMENAGEM AO CINEMA FRANCÊS
100 anos de história, o cinema francês tem sido a fonte inspiradora para os mais variados géneros da Sétima Arte. Nos seus 30 anos o Fantasporto homenageia o melhor do cinema francês em vertentes tão diversas como o conto de fadas, a ficção científica, o surreal, a “nouvelle vague” ou o cinema de animação. De Godard a Besson, de Renoir a Resnais, uma panorâmica do grande cinema francês num programa oficial organizado em conjunto com o Consulado de França, Embaixada e Unifrance.