Elvis On Tour

domingo, 3 de janeiro de 2010


Se perguntarem a qualquer crítico de cinema quais são os melhores documentários de música feitos até hoje, as possíveis e prováveis respostas serão MONTEREY POP, GIMME SHELTER, THE LAST WALTZ, WOODSTOCK e, com sorte, WATTSTAX. Os mais snobs ainda incluirão o SYMPATHY FOR THE DEVIL aka ONE PLUS ONE, o documentário de Jean-Luc Godard sobre os ROLLING STONES.

Uma coisa é certa: nunca ouvirão sair das suas bocas que ELVIS ON TOUR é um dos melhores documentos gravados de qualquer digressão de um grande artista jamais feitos. E essa é a pura das realidades. Isto porque a figura de Elvis é demasiado kitsch e popularucha para ser tomada a sério. Ou assim se tornou, de qualquer das formas. O que não impede de todo de fazer com que este documentário seja uma obra constantemente inventiva a nível visual e a prova final de que Elvis foi um monumento pop que jamais terá rival. A única figura que talvez se aproxime a ele enquanto ídolo e ícone poderá ser Michael Jackson, principalmente agora depois da sua prematura morte.

Filmado num glorioso scope, ELVIS ON TOUR apresenta-nos o King no auge da segunda fase da sua carreira, a dos fatos com lantejoulas e da capa à Super-homem. Mas, embora esteja muito bem filmado, não é isso que torna este documentário único e a redescobrir. Não. É na original montagem que reside o seu maior trunfo: anunciado como apresentado no formato "multiple screen", isto significa que a imagem foi dividida em duas, três ou muitas mais secções para dar um efeito de mosaico ao filme que nos é apresentado. Isto resulta e muito bem principalmente nas partes do concerto em palco, onde podemos ver, ao mesmo tempo, Elvis, os músicos, as coristas e, por vezes também, o público. O efeito acumulativo final é glorioso e nunca cansativo, devido a uma cuidadosa montagem por parte dos editores de imagem.

Fica aqui então a sugestão e, se ainda não ficaram convencidos, vejam o trailer e digam alguma coisa no fim. Ah, e já agora: porque raios e coriscos é que esta maravilha ainda não saiu em DVD, Warner Bros.?