Terminator Salvation

quinta-feira, 15 de abril de 2010


Primeiro deixei este post para depois de ver o filme. Depois deixei para quando saísse em home video. Depois já tinha saído e não tinha razão para escrever sobre ele. Ainda bem que fazemos anos, assim posso falar sobre este capítulo da minha saga do coração, justificando assim o post como... erm... ah, não interessa.

Tal como esperava (é ler este post) o filme Terminator Salvation compensa o Terminator 3: Rise of the Machines. A única importação do anterior é a Kate Brewster, versão melhor.
Inesperadamente a personagem principal não é John Connor, antes um pobre homem que depois de executado se descobre não só vivo, como no futuro, e (não supreendentemente) nu. Sem saber do que se passa em seu redor junta-se a Kyle Reese (muito bem interpretado por Anton Yelchin) e à sua muito jovem amiga Star e quase se mata umas quantas vezes. Estes três são o núcleo emocional do filme, diria mesmo, são as personagens de que se consegue gostar, e neste filme essas escasseiam... As outras são cold hearted b*tches, I tell you.

Há muita acção de máquinas: rápidas, grandes, lentas, velhas, há de tudo. Na cronologia de aperfeiçoamento de Terminators bate certo, imagina-se que em 2018 ainda não houvesse T-1000s mas que também já não fosse a era dos monos. Os Terminators de pele de borracha, fáceis de detectar, referidos pelo Kyle Reese enquanto Micheal Biehn nos anos '80 aparecem aqui.
Neste filme há homenagens aos primeiros que derreteram completamente o meu coração - há Guns N' Roses, há repetições (perfeitas) de planos e as velhas frases "I'll be back" e "Come with me if you want to live". E há aquela cena com aquele Terminator. Porque é que ninguém se lembrou disso antes?

Junta-se pessoas que adoro ver trabalhar - Sam Worthington, Common, McG - e é quase perfeito. Quase... A menos que o James Cameron volte a pegar no Terminator (David Fincher também seria bom) terei sempre algo a apontar. O final deixa tanto a desejar que dá pena. Não quero fazer spoils, portanto mais não digo. O próximo está previsto para 2012, aguardemos.