Top 5 filmes: Crueldade Animal no Cinema

terça-feira, 27 de julho de 2010


Porque sim e porque nunca é demais relembrar que estas coisas ainda existem e ainda continuam a ser praticadas de uma ou outra maneira por esse mundo fora. E não pensem que este Top tem um fundamento militante ou qualquer coisa do género. Não. O meu objectivo não é instruir. É alertar. O irónico da coisa é que todos os filmes abaixo descritos são excelentes filmes, o que só ajuda à sua polémica. Comecemos.

5º: White Dog de Samuel Fuller


Não contendo propriamente cenas em que animais são maltratados (ou cães, neste caso), não deixa de ser um filme pertinente na medida em que não só mostra o quanto podemos ser maquiavélicos com os nossos animais de estimação, como também desmascara o inerente racismo dessas mesmas atitudes. O tema do cão que é treinado para ser racista foi demais para o conservadorismo americano e, como resultado, nunca chegou a estrear nas suas salas de cinema, tendo feito carreira fora das terras do Uncle Sam. Poderoso, é a palavra.




4º: Cockfighter de Monte Hellman


Não há muito a dizer sobre este filme, a não ser que é um drama com contornos existencialistas que involve lutas de galos. Verdadeiras. Pensando bem, até se poderia dizer muita coisa sobre este filme e, efectivamente, já muito se escreveu. Mas uma coisa é certa: se gostam de comer carne branca, depois deste filme são vocês que vão ter problemas existencialistas.




3º: Cannibal Holocaust de Ruggero Deodato


Este filme já é reincidente nestes Tops do Maus e com justa razão: ainda continua a ser dose. A cena da matança da tartaruga (e não esquecendo também a do macaco que perde literalmente a cabeça e os miolos) são o teste máximo para qualquer gore fiend. É que isto aconteceu mesmo, não são efeitos especiais, minhas senhoras e meus senhores. Por isso, não é à toa que este filme continue a ser banido em mais de 30 países por esse mundo fora. E se pensavam que isto estaria em 1º lugar, desenganem-se, pois vem aí muita coisa pior.




2º: Africa Addio de Franco Prosperi e Gualtiero Jacopetti


Um documentário choque pelos padrinhos dos documentários Mondo. Aqui não só há mortes violentíssimas de animais, como também de seres humanos. Tudo ali à nossa frente, filmado com as mais bonitas cores que só África tem e com um poder de mise-en-scène inspirado. Aliás, os seus autores levaram em cima com um processo de tribunal exactamente por causa disso: as suspeitas de que muitas das atrocidades em cena tinham sido orquestradas e encenadas para as câmeras é algo que ainda hoje eles não estão completamente isentos. Entre as muitas barbaridades, podemos ver um elefante e um hipopótamo a serem selvaticamente mortos.




1º: The Animals Film de Myriam Alaux e Victor Schonfeld


É claro que este filme não poderia estar em outro lugar que não este. Este documentário tem a honra de levar ao vegetarianismo e ao veganismo o maior número de pessoas. Ao documentar as atrocidade sofridas diariamente pelos animais em favor do consumismo mundial, dá-nos não só um retrato alarmante da maneira como eles são tratados, como também da própria condição humana e dos seus (parcos) escrúpulos. De minha parte, devo dizer à laia de remate confessional que sou um defensor dos animais hipócrita, visto que não consigo deixar de ser omnívoro (embora tenha decidido recentemente fazer uma refeição vegetariana semanal como penitência), mas que temos mesmo que deixar de tratar os animais destas maneiras, ai isso temos. E já!