Hellboy II

sábado, 2 de maio de 2009


Actualmente os filmes de super-heróis são muito algo. Muito sérios (Batman), muito chatos (Matrix), muito maus (Daredevil) ou muito outra coisa. Sim, escrevi Matrix. As histórias de super-heróis são basicamente histórias de ficção científica - seja por haver gente mutante ou gadgets do próximo século - acerca de good-doers intencionais ou acidentais. Os muito sérios estão em maioria, seguem os medianos em argumento mas muito bons visulamente e por último, os mais raros, os muito cómicos.
Nos muito cómicos insiro apenas o Iron Man, The Fifth Element e os Hellboy. Naturalmente reconheço a comicidade do Ghost Rider, mas é-o de forma tão estranha. É muito camp junto e não se distingue o que é intencionalmente mau e o que é acidental. Portanto Ghost Rider não vai para o saco de muito cómico, vai para o saco Nicholas Cage.
Hellboy II: The Golden Army é uma série de gags que culminam na cena em que o Hellboy e o amigo Abe Sapien (ser azul parecido com uma enguia cuja voz é do irmão do Frasier) cantam Barry Manilow. Tem bichos aterradores e cómicos, como os Tooth Fairies, algumas criaturas lindas e outras que devem ter transitado do Labirinto do Fauno (medo).
No final, ao pensar em como seria o filme se substituisse a tolice pela seriedade, concluo que seria um grande filme e que, tal como os O Senhor dos Anéis, teria tanta coisa que se fecharia sobre si próprio. Tal qual está, tratando o sério de forma ligeira e não mostrando demais de outras realidades, dá matéria-prima à imaginação do espectador, o que me parece muito mais interessante.
A maioria das criaturas do filme não foram criadas em CGI, o que causa estranheza agora, mas daqui a 20 anos, quando virmos os efeitos especiais de agora e os considerarmos fraquinhos, ao vermos as criaturas deste filme, com os seu fatos pintados e olhos mecânicos, causará a mesma estranheza de agora, pois como se faz é como se fez e vai contunar a fazer. Basta comparar o Yoda dos Star Wars antigos e dos mais recentes.
Overall, Hellboy e Hellboy II serão sempre bons filmes de sábado à noite.