Onde está o Wally? - Jeffrey Dean Morgan

quarta-feira, 23 de setembro de 2009


Aproveitando a edição em home video de Watchmen, o meu cérebro lança-se a reconhecer uma cara. Sim, o meu cérebro às vezes funciona ao retardador.

Vários são os actores que têm carreira lançada no cinema, depois a coisa murcha, seja porque ficou colado a um estilo, porque passou de moda ou por qualquer outra razão que seja privada, e dá-se a vida artística da pessoa por morta. Ou actores cuja carreira no cinema nunca foi grande coisa. Depois aparecem numa série e ressuscitam. É o caso do Patrick Dempsey, Dr. Derek Shepherd (McDreamy) da Anatomia de Grey, que era um puto com aspecto de nerd nos 80s, nos 90s a coisa morreu, depois da série (e de ter ficado com uma carinha mais composta) voltou a ter alguma acção no cinema, pouca. Tenho apanhado alguns sustos ao encontrá-lo em filmes antigos, mas não foi este que o meu cérebro reconheceu. Nem à Katherine Heigl que tem andado pelo cinema, mas ao namorado / noivo morto da sua Izzie. Quem como eu viu um par de episódios de Anatomia de Grey, se não ficou viciado é porque é muito forte, já que o que falta à série em relevância é largamente compensado em estrutura género telenovela. O que acontece a seguir?, quais as consequências do que esta pessoa vai fazer? - este género telenovela.

Não vou explicar quem é o Denny Duquette (noivo morto) ou quão heart-breaking foram os episódios com ele., vivo ou morto. Quem acompanha a série sabe, quem não acompanha... dai-vos por felizes. Para mim o Denny ficou uma espécie de Jorge Tadeu da Tieta ou Heathcliff do Monte dos Vendavais (<- tentativa de seriedade): uma paixãozinha no meu coração que é no fundo um coração de sopeira.

Passando Jeffrey Dean Morgan (noivo morto da Izzie) no IMBb é um gozo ver o seu percurso. Não tenho dedos suficientes, de mãos e pés, que consigam contar as séries por que passou. Entre outras: Supernatural, ER, CSI, Star Trek, JAG, The O.C. e Walker, Texas Ranger.
Sim, Walker, o Ranger do Texas.

Reconheço-o como Comedian de Watchmen e o Linus reconhecê-lo-à também como Dan de Taking Woodstock. Numa carreira com já quase 20 anos com um pézinho do cinema e outro na TV, parece-me que estamos a vê-lo a começar. Se se dedicar a 100% ao cinema, espero que se torne um grande senhor, género Anthony Hopkins. Senão, vamos continuar a vê-lo em todo o lado. Bem bom.