Filme do dia: Ghazab

terça-feira, 8 de dezembro de 2009



Ok, para que fique bem assente: eu não estou com este post a querer tirar o lugar a ninguém neste blog (cough, cough, Barbie-o, cough, cough), mas o que é certo é que o filme que eu trago aqui hoje tem uma razão de ser. Após me terem emprestado uns certos DVDs de Bollywood (cough, cough, idem aspas aspas, cough, cough), decidi meter mãos à obra e tentar descobrir nos meandro da internet um filme que vi lá para as bandas do Rivoli, por altura do 25º Aniversário do Fantasporto. Nesse ano, estava agendada uma retrospectiva de cinema indiano musical, vulgo Bollywood, e houve um filme que me marcou pela sua ingenuidade, entretenimento e bizarria. Anos se passaram sem que eu me lembrasse do seu nome ou tivesse pachorra para o procurar com mais minúcia. Pois acontece que, após uma hora de busca intensa online, consegui encontrá-lo! Chama-se GHAZAB e tem como actor principal a lenda Dharmendra, um senhor que já participou em muitos sucessos de Bollywood e que também fez muito para tornar esses mesmos filmes onde entrou verdadeiros êxitos.

Não me perguntem muito sobre a sua história, porque já vai há muito tempo que o vi, mas do que me lembro, sei que começa num ambiente muito rural, de uma maneira muito pacata e com lindos momentos musicais, e a pouco e pouco vai-se tornando cada vez mais estranho, até que atinge o seu momento máximo no seu final, dentro de uma gruta, com ídolos indianos gigantes de pedra a cairem por entre explosões e uma banda-sonora delirante.

Por isso, convido-vos a visionarem comigo esta pérola de entretenimento musical, porque merece mesmo a pena, acreditem! Olhem, pelo menos para mim vai ser interessante rever um filme que, apesar de não ser uma obra-prima, me marcou pelas suas qualidades de entretenimento. E se isso não é uma marca de um bom filme, eu então não sei o que é!