Se pertencem àquele grupo de pessoas que já não consegue mais ver ou ouvir falar do HOME ALONE, se para vocês THE SOUND OF MUSIC é tudo menos MÚSICA NO CORAÇÃO, se estão quase a perder a fé que existam por aí filmes de e sobre o Natal que não envolvam personagens inverosímeis de tão bonzinhos que são, então este Top também não é para vocês. Não que eu vos vá recomendar filmes que passem nas aulas de Religião e Moral. Não, não é isso, também. Eu explico: os próximos filmes que se seguem não são recomendáveis a palatos refinados ou a espectadores que não gostem do bizarro. Não, senhor. São para aqueles que procuram um Natal fora do normal, exactamente como diz no título. Acompanhem-me.
5º Ex-aequo: How The Grinch Stole Christmas de Ron Howard e A Christmas Carol de Robert Zemeckis
Ok, por favor criem um blog ou uma petição online para difundir o seguinte: Jim Carrey, já chega de nos assustares com as tuas “tentativas” de bons filmes de Natal. É que já começa a ser bizarro demais. Primeiro, tivemos que levar com a tua perturbante interpretação do personagem clássico do Dr. Seuss, o Grinch (até o Michael Jackson - paz à sua alma - se deve ter admirado com as parecenças físicas…). Agora, como se não bastasse, voltas-nos a assombrar com um arrepiante Mr. Scrooge, totalmente digital, mas não menos assustador. Só de olhar para as tuas fotos aqui em cima, já me arrepio todo. E asseguro-te que não é do frio que está!
4º: The March of the Wooden Soldiers de Gus Meins e Charley Rogers
Este filme com Laurel e Hardy (o Bucha e o Estica, para os tugas in da house), embora não seja propriamente sobre o Natal, está associado a ele porque é um filme que lá para os States é passado inúmeras vezes na televisão nesta altura do ano e, além disso, é baseado no clássico Babes in Toyland . Na altura, foi considerado uma super-produção e, diga-se de passagem, o dinheiro está bem lá à vista. Aqui, a fasquia do nível de bizarria é elevada uns pontos porque chega-se a uma altura do filme em que já começa a ficar desconfortavelmente estranho ver tanta gente tão mal maquiada e tantos cenários artificiais. Sinais do tempo, eu sei, mas não deixa de ser menos bizarro por causa disso.
3º: Christmas on Mars de Wayne Coyne
Quem diria que os Flaming Lips algum dia iriam fazer um filme? E de Natal, nem mais. Filmado a preto e branco, com algumas cenas a cores e muita estranheza à mistura, este é um clássico contemporâneo a descobrir urgentemente. Uma mistura de ERASERHEAD, 2001: A SPACE ODYSSEY e qualquer um dos melodramas de Frank Capra, CHRISTMAS ON MARS cativa porque está feito com muita sinceridade e muita vontade de criar algo genuinamente diferente. Ah, e no DVD de edição americana, as únicas legendas disponíveis são em russo e em verde!
2º Santa Claus Conquers The Martians de Nicholas Webster
E continuando em Marte, digamos que este filme seria o filme de Natal que Ed Wood faria se estivesse para aí virado. Dizer que é de baixo orçamento seria uma redundância. Dizer que é bizarro, um pleonasmo. Mas se algum dia quiseram ver um filme onde o Pai Natal é raptado por marcianos porque os seus pequenos e verdes filhos estão a ser expostos diariamente às suas influências benéficas através da televisão (eu sei, não me perguntem!), então este filme é para vocês. Pia Zadora tem aqui o seu primeiro papel no cinema. Enquanto criança, claro.
1º: Santa Claus de René Cardona
À partida, um filme com um título assim tão inócuo não suscitaria qualquer tipo de reacções virulentas de pasmo e de queixos caídos como esta pérola mexicana provoca a qualquer espectador que se aventure a vê-la. Mas o que é certo é que ela está neste primeiro lugar por alguma razão. Se eu vos disser que, além do Pai Natal é claro, os seus personagens incluem o Diabo, o mago Merlin e um arraial de crianças de todo o mundo que nos vão cantar e espantar com as suas canções natalícias próprias dos seus países de origem e que o enredo consiste numa batalha entre o bem e o mal pela felicidade de uma menina pobrezinha a quem o referido Mafarrico vai tentar e atormentar até fazerem chorar o mais insensível dos espectadores, então estamos perante um clássico do bizarro. Especial destaque para os cenários criados para a casa do Pai Natal e para uma cena passada no Inferno (!), onde temos direito a ver uma dança de diabinhos que parece tiradinha do segmento NIGHT ON BALD MOUNTAIN do mítico filme da Disney datado de 1940, FANTASIA. É aqui que os queixos começam a cair sem nos darmos por ela.
Você está em: Home » América do Norte » América do Sul » Filme » Por: Linus » Top »Top 5 filmes: um Natal fora do normal
Top 5 filmes: um Natal fora do normal
domingo, 20 de dezembro de 2009
Etiquetas:
América do Norte
,
América do Sul
,
Filme
,
Por: Linus
,
Top
Posts Relacionados
2 Comentários:
- bárbara disse...
-
Medo, muito medo...
- 20 de dezembro de 2009 às 22:49
- Anónimo disse...
-
[estou caída no chão, com os pézinhos a tremer e a espumar da boca]
- 21 de dezembro de 2009 às 11:17
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Comente