Top 5 filmes: um Natal fora do normal

domingo, 20 de dezembro de 2009


Se pertencem àquele grupo de pessoas que já não consegue mais ver ou ouvir falar do HOME ALONE, se para vocês THE SOUND OF MUSIC é tudo menos MÚSICA NO CORAÇÃO, se estão quase a perder a fé que existam por aí filmes de e sobre o Natal que não envolvam personagens inverosímeis de tão bonzinhos que são, então este Top também não é para vocês. Não que eu vos vá recomendar filmes que passem nas aulas de Religião e Moral. Não, não é isso, também. Eu explico: os próximos filmes que se seguem não são recomendáveis a palatos refinados ou a espectadores que não gostem do bizarro. Não, senhor. São para aqueles que procuram um Natal fora do normal, exactamente como diz no título. Acompanhem-me.

5º Ex-aequo: How The Grinch Stole Christmas de Ron Howard e A Christmas Carol de Robert Zemeckis

Ok, por favor criem um blog ou uma petição online para difundir o seguinte: Jim Carrey, já chega de nos assustares com as tuas “tentativas” de bons filmes de Natal. É que já começa a ser bizarro demais. Primeiro, tivemos que levar com a tua perturbante interpretação do personagem clássico do Dr. Seuss, o Grinch (até o Michael Jackson - paz à sua alma - se deve ter admirado com as parecenças físicas…). Agora, como se não bastasse, voltas-nos a assombrar com um arrepiante Mr. Scrooge, totalmente digital, mas não menos assustador. Só de olhar para as tuas fotos aqui em cima, já me arrepio todo. E asseguro-te que não é do frio que está!


4º: The March of the Wooden Soldiers de Gus Meins e Charley Rogers

Este filme com Laurel e Hardy (o Bucha e o Estica, para os tugas in da house), embora não seja propriamente sobre o Natal, está associado a ele porque é um filme que lá para os States é passado inúmeras vezes na televisão nesta altura do ano e, além disso, é baseado no clássico Babes in Toyland . Na altura, foi considerado uma super-produção e, diga-se de passagem, o dinheiro está bem lá à vista. Aqui, a fasquia do nível de bizarria é elevada uns pontos porque chega-se a uma altura do filme em que já começa a ficar desconfortavelmente estranho ver tanta gente tão mal maquiada e tantos cenários artificiais. Sinais do tempo, eu sei, mas não deixa de ser menos bizarro por causa disso.

3º: Christmas on Mars de Wayne Coyne

Quem diria que os Flaming Lips algum dia iriam fazer um filme? E de Natal, nem mais. Filmado a preto e branco, com algumas cenas a cores e muita estranheza à mistura, este é um clássico contemporâneo a descobrir urgentemente. Uma mistura de ERASERHEAD, 2001: A SPACE ODYSSEY e qualquer um dos melodramas de Frank Capra, CHRISTMAS ON MARS cativa porque está feito com muita sinceridade e muita vontade de criar algo genuinamente diferente. Ah, e no DVD de edição americana, as únicas legendas disponíveis são em russo e em verde!


Santa Claus Conquers The Martians de Nicholas Webster

E continuando em Marte, digamos que este filme seria o filme de Natal que Ed Wood faria se estivesse para aí virado. Dizer que é de baixo orçamento seria uma redundância. Dizer que é bizarro, um pleonasmo. Mas se algum dia quiseram ver um filme onde o Pai Natal é raptado por marcianos porque os seus pequenos e verdes filhos estão a ser expostos diariamente às suas influências benéficas através da televisão (eu sei, não me perguntem!), então este filme é para vocês. Pia Zadora tem aqui o seu primeiro papel no cinema. Enquanto criança, claro.


1º: Santa Claus de René Cardona

À partida, um filme com um título assim tão inócuo não suscitaria qualquer tipo de reacções virulentas de pasmo e de queixos caídos como esta pérola mexicana provoca a qualquer espectador que se aventure a vê-la. Mas o que é certo é que ela está neste primeiro lugar por alguma razão. Se eu vos disser que, além do Pai Natal é claro, os seus personagens incluem o Diabo, o mago Merlin e um arraial de crianças de todo o mundo que nos vão cantar e espantar com as suas canções natalícias próprias dos seus países de origem e que o enredo consiste numa batalha entre o bem e o mal pela felicidade de uma menina pobrezinha a quem o referido Mafarrico vai tentar e atormentar até fazerem chorar o mais insensível dos espectadores, então estamos perante um clássico do bizarro. Especial destaque para os cenários criados para a casa do Pai Natal e para uma cena passada no Inferno (!), onde temos direito a ver uma dança de diabinhos que parece tiradinha do segmento NIGHT ON BALD MOUNTAIN do mítico filme da Disney datado de 1940, FANTASIA. É aqui que os queixos começam a cair sem nos darmos por ela.